InInternacionais, Nacionais, Viagem

Viajar sozinha: 5 Razões e 5 Dicas para tentar pelo menos uma vez!

viajar sozinha: 5 razões e 5 dicas para tentar pelo menos uma vez

Última atualização em

Você sabia que no Brasil, uma a cada quatro mulheres viaja sozinha? ou pelo menos é isso que a pesquisa feita pelo TripAdvisor em 2015 diz. E o melhor: elas planejaram repetir a experiência no ano seguinte ao da pesquisa (2016) de duas a quatro vezes. Isso nos mostra uma grande mudança de mindset: afinal, é melhor viajar sozinha do que não viajar, não é mesmo?

A pesquisa afirma que entre os principais motivos para a mulherada pegar a estrada sem companhia estão a liberdade de escolher o que fazer e a falta de tempo e/ou recursos financeiros dos amigos e dos familiares. Para quem acompanha o blog, já sabe que eu normalmente faço muita viagem sozinha e meus motivos são exatamente esses.

Lembro que na imigração de Vancouver, fui questionada do porque viajar sozinha e não com amigos, ao que respondi: “eles não tinham férias perto das minhas, nem dinheiro para vir, vim sozinha” – e continuo tomando essa decisão várias e várias vezes. Por isso, nesse post, quero encorajar você, mulher, que não viaja sozinha ainda, a pensar sobre nesse próximo ano. Então, confira o porque viajar sozinha: 5 razões e 5 dicas para tentar pelo menos uma vez.

5 Razões para Viajar Sozinha

Ganhar Independência

Viajar sozinha faz ganharmos muito mais independência – aprendemos a fazer tudo sozinhas. Desde usar tripé para fazer fotos até se entender com o mapa sem pedir ajuda dos amigos. Embora você sempre possa pedir para outra pessoa tirar sua foto, te indicar uma direção, a verdade é que precisando fazer isso o dia inteiro, você provavelmente vai procurar uma forma de conseguir fazer tudo de forma independente.

viajar sozinha: independência e confiança

Aumentar a Confiança

Viajar sozinha aumenta a sua confiança: não só nos outros, como também em você. Embora a gente sempre precise ficar ligado, viajando sozinha encontramos outras pessoas e muitas vezes fazemos novas amizades. É preciso confiar em direções, indicações e em pessoas. O que nos leva ao motivo 3, que está associado a esse 😉

+Leia também sobre quando passei 1 semana na casa de desconhecidos em Toronto

Fazer novas amizades

Verdade seja dita: quando você está viajando com amigos/familiares, não tem muito espaço livre para novas amizades. Normalmente até conhecemos pessoas, mas não as adicionamos nos nossos passeios. Quando estamos viajando sozinha, tudo vira convite, rs. Quando fui para Vancouver, tinha um roteiro prontinho e no primeiro dia, uma moça do meu hostel me chamou para um tour gratuito que o Hostel faria. Por coincidência, era o mesmo lugar do meu roteiro. Fui com eles e aproveitei para conhecer novas pessoas e culturas!

faça novas amizades ao viajar sozinha

Aproveitar a sua própria companhia

Eu sempre digo para minhas amigas que viajar sozinha é a melhor terapia para auto conhecimento. Você aprende a ouvir o seu limite, faz só o que quer realmente fazer, aprende a aproveitar a sua própria companhia e adivinha só? acaba descobrindo que a sua companhia é a melhor do mundo!

Fazer o roteiro pensando em você

Você só precisa pensar em você mesma na hora de fazer o seu roteiro. Não existe coisa melhor do que adicionar no seu roteiro coisas “estranhas” que ninguém mais gostaria de fazer. Quer um exemplo? eu sou a louca da papelaria. TODO lugar que eu viajo (cidades/países) eu sempre procuro papelarias locais. Mas raramente tenho amigos que tem o mesmo interesse.. ou seja, se eu viajasse só com eles ou com minha família, dificilmente conseguiria visitá-las.

mulher viajando solo: roteiro pensado somente em você

5 Dicas para Viajar Sozinha

Fique em hostel

Hostel é o melhor lugar para viajantes independentes: se quiser ficar sozinha, tudo bem. Mas se um dia quiser sair com alguém ou ter companhia, facilmente você vai arrumar se estiver hospedada em algum hostel. Além disso, muitas vezes o próprio hostel tem bar e/ou happy hour e alguns ainda tem tours gratuitos, o que ajuda mais ainda na hora de fazer novos amigos.

Leve um tripé sempre que viajar sozinha! 🙂

É claro que você vai pedir para pessoas tirarem fotos para você. Mas não tem coisa mais irritante do que quando NENHUMA foto fica do jeito que você estava pensando ou ficar pedindo outra e outra porque sentimos que estamos pentelhando a pessoa, né? para esse caso (e muitos outros) não esqueça o seu tripé. É ótimo porque você pode enquadrar exatamente como quer, correr e tem certeza que a foto ficará como você pensou.

foto com tripé - melhor estratégia para tirar foto sozinha

#DicadaJu: nesse caso, só cuidado com a segurança. Preste atenção nos lugares que vai utilizar o seu tripé (e se é permitido entrar com ele) – em alguns casos, pedir para alguém tirar a foto vai ser a única solução.

Prepare-se para os perrengues

Esteja preparado porque perrengue sempre vai existir – só que é bem mais fácil passar por eles quando estamos com a família e com amigos e conseguimos fazer piada dos momentos ruins. Por experiência própria, não é tão engraçado quando você tá sozinha e tudo dá errado. Por isso, se você se preparar antecipadamente, vai levar com muito mais bom humor e leveza quando/se algo acontecer.

+Leia também formas de se hospedar de graça pelo mundo

Pesquise o destino ao viajar sozinha

A escolha do destino pode mudar completamente a sua experiência na sua viagem solo – principalmente se for a primeira. Evitar lugares extremamente românticos se tiver terminado um relacionamento recentemente ou país machista se seu medo for relacionado a segurança (eu teria um pouco de medo de sair à noite), por exemplo, pode fazer com que a sua viagem seja muito melhor.

Anote telefones úteis

Ainda pensando na sua segurança, guarde os telefones úteis em vários lugares – além do celular, anote num caderno e leve sempre com você. Além dos números de telefone, anote o endereço do seu hostel, linhas de ônibus que passam por lá e locais de emergência como hospital/polícia.

anote os números de emergência quando viajando solo

Gente, espero que tenham gostado desse post super especial (1° dia de 2020! Feliz ano novo!!) que fiz para vocês, contando o que acima de tudo é uma experiência minha que eu adoro vivenciar. Me conta aqui nos comentários quais são as suas maiores dificuldades na hora de pensar em viajar sozinha ou para onde foi o seu primeiro destino? 💛

7

Você também pode gostar de

7 Comentários

  • Soraia Pereira

    Ai que post delicioso pra começar o ano! Deu até vontade de fazer uma aventura solo.

    Janeiro 1, 2020 at 9:54 pm Reply
    • Juliana Alves

      Obrigada pelo comentáaario <3 é gostoso mesmo! tem seus pontos ruins também, né? mas nesse post quis reforçar os bons pra impulsionar a galera!! 😀

      Janeiro 2, 2020 at 4:16 pm Reply
  • Luly

    Oi!
    Eu tô numa vibe mega de fazer as coisas sozinha e queria muito poder viajar pra algum lugar que sempre quis conhecer só comigo mesma… Principalmente por demoro horrores em museus e normalmente as pessoas não têm paciência, só entram tiram foto e já querem ir embora… Eu sou daquelas que fica vendo marcas de pincel e movimento da tinta, hahahahaha!
    Enquanto não dá faço os passeios comigo mesma por aqui mesmo =D
    “Prepare-se para os perrengues” é basicamente a dica de ouro pra qualquer viagem, e quando a gente não tem com quem contar mais ainda…

    Janeiro 2, 2020 at 6:34 pm Reply
    • Juliana Alves

      Nossa Luly, falou tudo viu? é exatamente isso aí! No seu caso, eu seria uma péssima companhia também porque não tenho saco pra museu hahahahaha eu normalmente vou pra anotar os detalhes aqui pro blog. Só e somente. Tem uns que nem vou! rs é incrível como somos muito diferentes né? <3 Obrigada pelo comentário!!

      Janeiro 4, 2020 at 12:32 pm Reply
      • Yasmin

        Mulheres, viagem sozinhas!!! Ainda mais com as dicas da Ju!!!

        Janeiro 8, 2020 at 11:16 pm Reply
  • 10 Livros para quem ama viajar - Contos e Encontros

    […] anos e mesmo assim sempre me perguntam a mesma coisa. Complementando meu primeiro post de 2020, onde falei sobre razões e dicas para viajar sozinha, esse livro da Gaía Passarelli é essencial para quem quer se aventurar na estrada por conta […]

    Janeiro 7, 2020 at 3:17 pm Reply
  • Deixar um comentário