InEstados Unidos, Viagem

Transporte em Chicago – Melhor forma de locomoção

onibus-em-chicago

Última atualização em

Preciso começar essa postagem contando – claro – mais um mico que eu já percebi que amo passar, ainda mais em outros países. Bom, quando eu cheguei no aeroporto, foi o momento que dei conta de que não estava entendendo absolutamente nada – acho que o baque de estar no Brasil e do nada desembarcar em um país onde ninguém fala a minha língua me deu uma travada, sabe? e minha primeiríssima missão (clique aqui para ver o roteiro completo) em solo americano seria resolver tudo sobre meu transporte em Chicago!

Bom, passando da imigração (depois de uma fila IMENSA) fui procurar minha mala para seguir viagem e.. ela não estava lá! Rs (mas isso é assunto pra outro post)

Compra do Cartão

Então fui eu e minha mochila apenas – e cheguei na tal máquina que compraria o meu ‘riocard’ que em Chicago chama ‘ventra’ para 7 dias. Claro que eu achei que seria muito simples (e agora pensando realmente parecia ser ou deveria ser, se eu tivesse preparada, não sei.. mas beleza. Cheguei na máquina e tinham 2 opções para 7 dias (CTA 7-Day Pass e CTA/Pace 7-Day Pass) e como eu não sabia qual opção deveria escolher, cancelei e fui até um atendente (o primeiro – e graças a Deus único – que me atendeu mal nos Estados Unidos) e perguntei qual seria a opção… ele foi super grosseiro, não entendi nada do que falou e perguntei se tinha algum lugar onde pudesse comprar com uma pessoa e ele disse que não, só na máquina.

Lá vou eu de volta… escolhi a primeira opção (CTA 7-Day Pass) e quando chegou no final do processo, não aparecia a opção de dinheiro, apenas crédito ou débito… pra não ter que pedir ajuda do cara de novo, eu tentei o cartão de crédito, não foi; tentei o de débito, não foi. Então lá fui eu, falar com o cara – que me informou que para dinheiro era apenas colocar na máquina quando aparecesse essas opções (fica a dica, galere!).

Transporte em Chicago usando o ventra

Beleza, voltei eu pensando ‘agora vai’ (ps: importante falar que nisso o marido da Paula, minha amiga que ia me buscar, já estava desesperado mandando mensagens achando que eu tinha me perdido já rs), fui lá, escolhi as opções e coloquei meus $100 inteirinhos, que era só como eu tinha… eis que aparece a informação de que não dá troco (e o total dava $33) – ou seja: eu perderia o resto do dinheiro! :O

Rapidamente cancelei a opção, voltei no moço (que a essa altura não aguentava mais ver minha carinha) e perguntei onde conseguia trocar o dinheiro – nessa hora ele foi bonzinho e disse que tinha uma lojinha de souvenir logo na direita. Eu fui lá, comprei um chocolate e a moça trocou do jeito que eu precisava, supeeer solícita (logo perguntou se era para o cartão de passagem, uma fofa mesmo!) e lá fui eu, de volta pra máquina. Enfimmmm, deu certo!

Facilidades no Uso

O sistema de transporte de Chicago funciona super bem e você consegue no aplicativo do ventra colocar o número do ponto onde está e aparece exatamente em qual momento vai aparecer o ônibus que você precisa. Eu praticamente SÓ peguei ônibus por lá e fui para tudo que é lugar (apenas para o Outlet que fomos de carro) – muito prático e econômico visto que eu paguei $33 dolares e utilizei ônibus o dia inteiro, várias vezes.

Ah, e o cartão é recarregável, ou seja, se você for de novo lá, pode utilizar o mesmo cartão e não pagar por ele (apenas adicionar crédito ou pacote).

Curiosidades

  • A plataforma de escada do ônibus inclina na hora que ele para no ponto para auxiliar o embarque e desembarque de idosos, pessoas com deficiência, etc. Achei ótimo e não temos aqui no Rio.
  • Os ônibus tem suporte pra bike na frente, então caso você esteja com a sua, é só avisar para o motorista que ele espera, você ajeita e depois sobe e segue viagem.

Ônibus com espaço para bicicleta - transporte em Chicago

  • As estações são anunciadas, igual ao metrô do Rio de Janeiro – facilita muito para descer e não precisar ficar utilizando o celular para saber onde está.
  • Você não precisa dar sinal por lá – os ônibus sempre param nos pontos (igual ao metrô daqui também) – super importante pra não pagar micão! hehehehe

Alguém aí já foi pra Chicago? Se sim, o que acharam do transporte de Chicago?

2

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Roteiro Chicago - 6 Dias - Contos e Encontros

    […] o mesmo (então não jogue o seu fora!). Se você quiser saber mais sobre transporte público, esse post aqui pode te […]

    Setembro 10, 2018 at 12:51 am Reply
  • 3 Passeios de Graça em Chicago - Contos e Encontros

    […] Como meu primeiro dia de passeios em Chicago foi no dia da folga da Paula, minha amiga, colocamos os passeios gratuitos para ela poder me acompanhar e me ensinar os primeiros passos em Chicago como por exemplo como funciona o transporte público. […]

    Fevereiro 5, 2019 at 5:56 pm Reply
  • Deixar um comentário