InDevaneios

Terminei a Faculdade. E agora?

Última atualização em

terminei a faculdade e agora?
Hoje o assunto é diferente e bem sério, hein! Bom, sou formada em Administração e.. acho que infelizmente me formei no momento “errado” – Dezembro de 2015. Momento de crise no país e de números altos de desemprego. Pensei várias vezes ‘terminei a faculdade – e agora? o que fazer?’
Como além de estar passando por isso também tenho amigas passando pelo mesmo, resolvi falar um pouco sobre dicas e idéias sobre o que fazer a partir de agora. Do ponto de vista acadêmico, que tal uma pós? durante todos os anos de faculdade você consegue visualizar aquilo que pode passar a vida inteira fazendo e o que não quer fazer de jeito nenhum, rs. Então, hora de pegar aquilo que você mais curtiu e buscar pós/especializações naquela área. No meu caso, sou apaixonada pela área de finanças e também curto marketing (mas ainda não trabalhei com isso).
Do ponto de vista profissional, hora de buscar trabalho. Quem já tem alguma experiência com estágios e outros empregos, tem alguns passos à frente – não vou mentir. Infelizmente as oportunidades pra quem nunca trabalhou estão cada vez menores (mas se ninguém der a primeira oportunidade dificulta né, galere?). Então, hora de atualizar o currículo e correr atrás.
Sites que eu utilizo/indico e meus comentários:

Vagas.com

É de graça, utilizo há muito tempo. Mas sinceramente? acho o retorno baixo. Por experiência minha e de vários outros conhecidos, normalmente retorno depois de muita paciência. Eu, por exemplo, acho que fui chamada pra 2 entrevistas por lá e já mandei pra baaaaastante vaga – mas quando estagiei na White Martins, vale ressaltar, consegui pelo vagas.

Infojobs

É de graça mas também tem parte para acesso premium e algumas vagas estão reservadas para esses usuários. O retorno desse é melhor, o alerta de vagas funciona melhor e já fui chamada pra mais entrevistas. Não tenho e nunca tive o acesso premium, então não posso opinar sobre ele. Na data de postagem (29/02) o valor mensal estava em R$ 51,90 – acho bem caro.

Catho Online

Tirando os 7 dias gratuitos para avaliação, não tem nenhum plano 0800 – ponto negativo pra eles. Ponto positivo? pra mim, as melhores vagas e normalmente melhor retorno. Sempre funcionou pra mim e eu assino sempre que preciso. O valor pra mim é OK, embora preferisse não pagar pela assinatura (obvio!) – plano trimestral é 3x R$ 29,90. Além de ser mais restrito, pois nem todo mundo pode/quer pagar pelo serviço, tem umas vagas bem interessantes e volta e meia a Catho oferece alguns serviços gratuitos (eles já revisaram meu currículo, já fizeram carta de apresentação, etc – tudo sem custo).
ATT – 13.09.2016
A Gaby comentou esse post, me lembrando do famoso site, rede social voltada pra negócios, que está SUPER em alta nas vagas (inclusive meu atual emprego veio de lá! rs). Então resolvi atualizar com essa dica!

LinkedIn

Lá você tem como acessar vagas, além de ter acesso a pessoas das empresas, etc. Confesso que eu estava super por fora (e meu perfil ainda está bem desatualizado por lá), mas tem muitas vagas interessantes e o networking é magnífico. Sem contar que ó, dá pra acessar bastante coisa de graça! O premium até hoje nunca me fez falta, viu? então.. Super recomendo!!

Não se desespere!

Correr atrás sempre e não ter medo de começar num cargo inferior (principalmente quem ainda não tem nenhuma experiência) para crescer e aprender. Não desanimar, ter fé que tuuuudo acontece na hora que tem que acontecer! Sei que saimos da faculdade com muita expectativa de que agora iremos ganhar mais, mudar de cargo, etc e as vezes até essa ansiedade atrapalha nossos planos. Lembre-se de ser feliz no processo e de não dar bola para o comodismo (responsável por muita da negatividade que ouvimos por aí).
Um passo de cada vez e já já alcançamos o mundo! Boa sorte!
PS: E você? Qual site de vagas que você mais usa e mais dá retorno?
0

Você também pode gostar de

Deixar um comentário