Roteiro completo Brasil, Uruguai e Argentina: road trip

roteiro completo brasil uruguai e argentina

Última atualização em

Conheço vários amigos que tem o sonho de fazer uma road trip e fico sempre admirada que muita gente não sabe que é possível fazer isso aqui bem pertinho. Se esse é o seu caso, leia esse artigo até o final para ver o roteiro completo Brasil, Uruguai e Argentina. Sim, de carro!

Claro que como toda viagem, existe o planejamento e a real execução – é necessário adaptar e o quão mais você estiver pronto para fazer adaptações entendendo que toda viagem é assim mesmo, melhor. O roteiro completo Brasil, Uruguai e Argentina que mostro aqui é o final – como realmente se deu a viagem!

  • Roteiro de 18 dias
  • 20 cidades – 3 países
  • 5.800km rodados

Bastante né? Mas deu tranquilo pra fazer tudo que pensamos e mais um pouco. Nós começamos saindo de Curitiba e de lá fomos pra Santa Catarina, direto para os canions na divisa com Rio Grande do Sul.

Praia Grande – os canions

Essa foi nossa primeira parada. O trajeto foi meio longo, cerca de 6h de viagem, mas a estrada estava tranquila. Paramos na Pousada Pedra Afiada para conhecer os canions de Itaimbezinho e fazer a Trilha do Rio do Boi. Aqui ficamos por 3 noites, e seguimos cedo no 3º dia.

Você pode ficar bem mais tempo aqui se puder, tem muita coisa pra conhecer na região!

Pelotas

Esse trecho também foi meio longo, e escolhemos Pelotas porque já era mais próxima da divisa com o Uruguai. Foi uma boa escolha fugir de Porto Alegre e ir direto pra lá, a cidade é uma graça! Se o trecho for muito longo (também são umas 5h de viagem), você pode optar por parar uns 2 dias em POA e depois seguir, isso claro, se você tiver mais dias na sua agenda.

Travessia pro Uruguai, Punta del Diablo e Forte de Santa Teresa

No 5º dia de viagem atravessamos cedo pro Uruguai. A fronteira é tranquila e rápida, e de lá fomos direto visitar o Forte de Santa Teresa e Punta del Diablo. Dá pra fazer tudo em um dia sim, ainda mais se sair de manhã pra atravessar.

Tem quem ame Punta del Diablo, eu não achei nada de mais e por isso fiquei pouco tempo. Mas muita gente fica pra temporada lá no balneário!

Aguas Dulces e Valizas

Ainda na região, aproveitamos para conhecer Aguas Dulces (que foi onde nos hospedamos mesmo) e Valizas, dois balneários pequenininhos e bem próximos um do outro. São duas praias pequenas, você pode passar e conhecer ou se quiser ficar… pode ficar também!

Bosque de Ombués

Também aproveitamos para conhecer o Bosque de Ombués, sugestão da dona da pousada que ficamos em Aguas Dulces. Nem sabia que existia esse lugar e foi uma excelente indicação. O passeio dura meio dia e depois dá pra aproveitar para ficar em uma das praias da região.

roteiro completo Brasil, Uruguai e Argentina

Montevidéu

Saímos cedinho para pegar a estrada novamente. A ideia era ir direto a Durazno, sem passar por Punta del Este ou Montevideu, mas a estrada que queríamos usar estava muito precária e teríamos que fazer esse desvio.

Não paramos em Punta del Este nessa viagem, mas dá pra dar um rolê se você quiser. Ainda ali tem Punta Ballena que é uma fofura.

Dessa vez aproveitamos que tivemos que ir a Montevideu para dar uma volta no centro histórico e almoçar no Mercado Municipal perto do porto. Logo depois do almoço pegamos a estrada novamente, direto a Durazno.

Durazno

Durazno fica bem no centro do Uruguai e é bem pequenininha. Dá pra passear em meio dia tranquilo, dormir e seguir viagem.

Mercedes e Dolores

Últimas paradas no Uruguai, essas duas cidades ficam uma colada na outra. São poucos quilômetros entre elas, e as duas são pequenas. Dá pra visitar Mercedes de manhã e Dolores a tarde (ou vice-versa), dormir e no dia seguinte seguir para atravessar para a Argentina.

Buenos Aires

Seguimos por terra para a Argentina. O buquebus estava meio caro e a distância não era tanta assim.Foram cerca de 250km dali até BUE, e a fronteira é bem tranquila também. Fomos direto pra BUE e lá ficamos por 4 noites. Já conhecia a cidade, mas queríamos passear tranquilos, fazer aulas de tango e aquela coisa toda.

San Isidro

Aproveitamos um dos dias e fomos conhecer San Isidro, que fica bem pertinho da capital. Outra opção é visitar o Delta del Tigre também (já tinha ido). Por esses passeios você pode considerar 5 noites em Buenos, 3 para passear na capital e 1 para cada cidade pequena dessas.

Rosário

De Buenos fomos direto rumo a Córdoba, mas como a distância era bem grande (cerca de 500km), fizemos uma parada estratégica em Rosário. A cidade é bem interessante, mas tem poucos pontos turísticos. Se sair cedo de BUE, por volta de 10h30 estará ali e pode ser uma boa ficar pro almoço e então seguir viagem. Nas estradas não tem restaurantes como aqui (e nem postos!), então sugiro que comam em Rosário mesmo.

Córdoba

De tarde seguimos pra Córdoba. A viagem é longa e chegamos no fim da tarde. Lá ficamos 3 noites e foi suficiente. Claro, tem muita coisa em volta e dá pra ficar ancorado mais tempo ali para conhecer outras cidades ao redor.

como fazer road trip no Brasil

Alta Gracia e Villa General Belgrano

No segundo dia na região, aproveitamos para conhecer estas duas vilas, bem próximas dali. A distância total é de uns 100km, então é bem rápido. Fomos primeiro para Alta Gracia visitar a Estância Jesuítica. Demos um rolê e seguimos pra Villa Belgrano, a Blumenau da Argentina. Lá almoçamos, passamos a tarde e a noitinha retornamos a Córdoba.

Santa Fé

De manhã seguimos para Santa Fé. Não é tão longe assim e chegamos na hora do almoço lá. A cidade é uma gracinha e até tem bastante o que ver. Bastante = um dia, hehe. Se você puder, adicione um dia a mais aqui e visite Paraná, que fica do outro lado do rio de mesmo nome.

Dizem que a cidade é bem bacana também, mas infelizmente não deu pra gente ir, ficamos só em Santa Fé mesmo e na manhã seguinte, estrada de novo!

Corrientes

Esse trecho foi longo, longuíssimo! 6h de viagem já no fim de uma viagem de carro vira bastante. Não acabava nunca, mas finalmente chegamos em Corrientes. A cidade não tem absolutamente nada de mais, pra falar a verdade achei bem “mééé”, mas precisávamos voltar e parar em algum lugar. A sorte foi que ficamos em um hotel TOP, o La Alondra, que valeu a parada.

Posadas e San Ignácio

Na manhã seguinte, chuva. Ai que saco, pegamos muita chuva e atrasou todo nosso último dia na Argentina. Colocamos no roteiro a visita a Posadas e às ruínas jesuíticas de San Ignacio, e ainda a travessia pro Brasil por Dionísio Cerqueira.

Posadas tem nada demais, nada mesmo e nem vale a pena perder tempo entrando na cidade, pode seguir direto pra San Ignacio, pois esse sim vale a pena. Apesar de ser uma mini vila, ela abriga ruínas lindas.

Saimos de lá e pegamos direto a estrada pro Brasil. Por causa da chuva acabamos nos atrasando muito e atravessamos 23h! Não sugiro esse horário. Nossa parada para dormir era Francisco Beltrão, na casa de um amigo.

Francisco Beltrão

Enfim chegamos no Brasil. Paramos em Beltrão para dormir apenas e a ideia era seguir cedo pra Curitiba, porém acabamos ficando pro almoço e saímos por volta das 13h. Continuava chovendo e essa viagem demorou demais também (mais 6h no carro). Foi pesado, o final foi cansativo pois restaram trechos longos pra fazer. Se puder, fracione mais no fim da road trip pra não sentir o cansaço!

Esse roteiro completo Brasil, Uruguai e Argentina foi feito e gentilmente cedido por uma leitora do blog Contos e Encontros! Se você também tiver alguma experiência para contar – relacionada a viagem e que possa ajudar outros leitores, me manda um e-mail e vamos conversar!

Fazer uma road trip tá na minha listinha de coisas que preciso fazer antes dos 30 – inclusive já falei aqui também sobre roteiro de 18 dias viajando de carro pela Califórnia! E na sua? heheh espero que tenham gostado desse artigo e até a próxima dica de viagem!

2

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Quanto custa viajar de carro pela Argentina e Uruguai - Contos e Encontros

    […] os valores médios de uma viagem para duas pessoas entre sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Aqui coloquei o roteiro exato desta viagem para que você entenda melhor a relação […]

    março 20, 2020 at 2:00 pm Reply
  • Quanto custa viajar de carro pela Argentina e Uruguai – Contos e Encontros

    […] médios de uma viagem para duas pessoas entre sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Aqui coloquei o roteiro exato desta viagem para que você entenda melhor a relação […]

    maio 7, 2020 at 6:05 pm Reply
  • Deixar um comentário

    Dúvidas? Chama no whatsapp whatsapp