InEstados Unidos, Internacionais, Viagem

Ponte Golden Gate em São Francisco

ponte golden gate em são francisco

Última atualização em

Ahhhh a estrela da cidade. Um dos pontos mais famosos de São Francisco, a Ponte Golden Gate brilha em qualquer hora do dia, não importa se o dia está nublado (algo comum na cidade) ou se por sorte faz um belo dia de sol. As fotos sempre ficam lindas!

Na realidade, Golden Gate é o nome da abertura de terra ali bem no meio da baía de São Francisco. A ponte liga a cidade até a parte norte da península, Sausalito. Por ela passam a US Route 01 e a California State Route 1, duas das estradas mais conhecidas da região.

Segundo o guia da Frommers, essa a ponte Golden Gate é a mais fotografada do mundo.

Sobre a Ponte Golden Gate

A ponte tem 2,7 km de extensão e o trajeto é bem rapidinho. Há várias maneiras de atravessá-la: a pé, de bike (tem várias empresas que alugam as bikes – como a Blazing Saddles e a San Francisco Bicycle Rentals – e também fazem tours pela cidade), de carro ou ainda com um ônibus de turismo.

A ponte de Golden Gate foi terminada em 1937 e ainda funciona perfeitamente bem para ligar uma ponta a outra. Ela é bem movimentada, e antes de entrar nela, tem até uma pequena estação turística com banheiros, restaurante, etc. Uma paradinha antes de atravessar a pé.

Curiosidades sobre a Golden Gate

Ponte Golden Gate
  • O nome de “Golden Gate” (portão dourado) é laranja? diz por aí que a foz da Baía de São Francisco, o estreito que a ponte cruza foi nomeado Chrysopylae (‘portão dourado’ em grego) por um dos seus primeiros exploradores. Quando o aço foi instalado a primeira vez, ele só estava coberto com um fundo de vermelho e um engenheiro teria gostado da cor.
  • Tudo na construção tornava a ponte extremamente mortal. Foi colocado uma rede de proteção para impedir que os trabalhadores mergulhassem nas águas geladas da baía. Dessa forma, conseguiram salvar 19, porém outros 11 perderam suas vidas.
  • A Ponte Golden Gate é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno pela sociedade americana.
  • Estima-se que sejam usados 5 a 10 mil galões de tinta para repintar a ponte todo ano.

+Leia também: Roteiro pela Califórnia – 18 dias de carro

Pedágio

Se você sai de São Francisco, não precisa pagar nada. A tarifa é paga só para quem entra na cidade, ou seja, na volta do passeio – no sentido sul. É importante lembrar que não é aceito dinheiro e você não faz paradas na ponte – ele vai debitar automaticamente.

De acordo com o site oficial, existem 2 formas de pagar e valores, são:

  • FasTrak: Oferece uma tarifa de pedágio com desconto ($6.75 dólares para veículos de 2 eixos). Com esse FasTrak os pedágios são calculados por meio da etiqueta. Se o seu for esse caso, use a pista dedicada ao Carpool, quando aplicável, para pagar o pedágio com desconto de carona solidária. Visite o site para mais informações.
  • Pay-By-Plate: Essa opção de pagamento usa a placa para calcular o pedágio ($7.75 dólares para veículos de 2 eixos). Visite o site para mais informações.

Essa última forma é a melhor opção para quem não atravessa a Ponte Golden Gate com frequência, visitantes de fora da Bay Área e para os clientes que preferem pagar em dinheiro. Os pagamentos podem ser feitos online, pelo telefone ou pessoalmente, 30 dias antes de atravessar a ponte ou até 48h após a travessia.

+Leia também: 10 Motivos para viajar de carro pela Califórnia

Informações Importantes

Golden Gate Bridge São Francisco

Os pedestres podem caminhar pelas calçadas durante o dia, enquanto há claridade; os ciclistas têm acesso às calçadas, 24 horas por dia, todos os dias. Os pedestres e ciclistas compartilham a calçada do lado leste nos dias úteis; os ciclistas usam a calçada do lado oeste nos fins de semana e principais feriados.

Patins roller blade, patins tradicionais e skates não são permitidos nas calçadas da ponte. Também não são permitidos animais, com exceção de animais de serviço.

Outro detalhe importante de relembrar, é que São Francisco é uma cidade naturalmente fria. Na ponte venta muito e o frio é bem intenso. Lembre-se de vestir várias camadas de roupa para não ter problemas.

Ponte Golden Gate, parte triste

Apesar de ser um lugar super bonito e uma obra incrível, infelizmente a ponte Golden Gate é o local onde mais pessoas se suicidam em todo o mundo. O deck fica a mais ou menos 75m de altura da água, e a queda dura 4 segundos apenas. Porém, a pessoa bate na água com uma velocidade de 120km/h, que é quase sempre fatal. Os pulos são geralmente feitos para o lado da baía, pois o lado do pacífico não tem entrada para pedestres.

É muito triste isso, e logo na aproximação da ponte dá pra ver várias placas oferecendo ajuda, daquelas “ligue para nós”. É uma contradição enorme, ao mesmo tempo que a ponte Golden Gate é maravilhosa, também traz tristeza para muitas famílias que perdem parentes suicidas.

Mas.. para toda história triste, uma parte feliz

Você sabia que existe um policial, apelidado como “guardião da ponte Golden Gate” que já evitou mais de 200 suicídios no local? o nome dele é Kevin Briggs, seu trabalho na região começou em 1994, já está aposentado e ele jamais teve treinamento especial – mas isso mudou e hoje policiais e psicólogos treinam novos policiais para lidar com essas situações na ponte e estarem prontos para novas chamadas.

Essa palestra dele no TED super vale a pena assistir (e tem como ativar as legendas).

Para finalizar esse post, já que entramos num assunto tão delicado e igualmente IMPORTANTE, gostaria de ressaltar uma frase dita pelo Kevin Hines, um dos sobreviventes da tentativa de suicídio na ponte: “É ok não estar bem. Não é ok não pedir ajuda para alguém.” – FALE! Procure ajuda! As pessoas se importam.

Espero que você tenha gostado desse post e da breve reflexão. Se gostou, compartilhe com os amigos e bora pra São Francisco tirar foto na ponte! 🙂

Reserve já sua próxima viagem

  • Booking.com – Hostels/Pousadas
  • Airbnb – Apartamentos/Casas
  • Chip Internacional utilize o código “contoseencontros” para 10% no pedido
  • Pacotes de Viagem com o Hurb – Hotel Urbano
  • Câmbio na melhor casa com desconto usando o código “contos_e_encontros”
  • Seguro viagem com Seguros Promo – lá você cota em todas as seguradoras e você escolhe o melhor custo x benefício pra você! Com o cupom “contoseencontros” você ainda ganha 5% de desconto
  • Citypass – economize até 50% em passeios fora do Brasil
  • Compre seus ingressos para eventos nos Estados Unidos ou Londres com a Olá Tickets
  • Aluguel de carro em até 12x para destinos nacionais e internacionais, sem IOF, com a Rent a Car
0

Você também pode gostar de

Deixar um comentário