InPlanejamento

Organização Financeira: 7 dicas simples!

Última atualização em

Em Novembro de 2016 eu fiz uma postagem sobre Planejamento Financeiro e adicionei uma planilha que sempre me ajudou nessa organização financeira que – quase – sempre tive. A questão é que nem todo mundo se adapta a planilha e tudo bem. O mais importante na organização financeira é acharmos o melhor meio para nós (o que é totalmente pessoal) e seguir com consistência, aumentando nossas metas e nos desafiando para chegar aonde desejamos.

Quando eu criei o blog, achei que aqui seria o local de falar sobre tudo um pouco – livros, viagens, finanças, filmes – porém conforme o tempo foi passando, o caminho natural do blog foi ir se especializando nas viagens. Mas como falar de viagens sem falar em finanças, em organização financeira, em foco, em objetivos? além de sentir falta (amo esse assunto), vi que seria impossível separar as duas coisas. Como a publicação de 2016 foi uma das mais elogiadas, comentadas e vistas no blog, trouxe uma atualização com pontos reforçados e acréscimo de outros.

pinterest-finanças

Defina suas prioridades e objetivos

Assim como falei em 2016, continuo acreditando que esse é o primeiro passo para o sucesso da sua organização financeira. Se a gente junta dinheiro sem um motivo, um objetivo, a chance da gente gastar ele ‘sem sentir’ é muito maior. Tenha em mente qual é a sua prioridade, seu objetivo ou sonho, porque você quer chegar lá.

Isso é muito pessoal, então cada um precisa fazer esse trabalho individualmente, mas um objetivo pode ser conseguir fazer uma viagem internacional por ano, juntar X para uma reserva financeira até tal mês (o correto seria esse objetivo ser o primeiro e somente após a reserva, distribuir em outros sonhos), compra de um carro, entrada de apartamento.

Diagnóstico das suas finanças HOJE

Faça a análise das suas finanças hoje e veja para onde vai o seu dinheiro. Utilizando um papel (é a melhor forma para fazer esse tipo de análise – o mais visual possível), anote o que você recebe, o que gasta, se o dinheiro sobra ou falta e principalmente se tiver dívidas, veja o valor delas e faça um plano de ação para sua organização financeira a ponto de quitá-las o quanto antes (lembre-se de negociar com a empresa assim que tiver o dinheiro em mãos – você pode economizar muito juntando para quitar a vista).

Se pague primeiro

Parece muito estranho você juntar dinheiro quando está endividado, correto? mas pense comigo: você é capaz de fazer serviços extras para pagar uma conta, não é? E fazer serviço extra para juntar o dinheiro que você planejou de economizar todo mês? fica mais difícil, não acha?

O segredo é: assim que seu salário cair, se pague primeiro. Transfira primeiro dinheiro para sua poupança e só depois pague suas contas, assim você começa o processo de economizar uma parte e isso é novamente importante para o gatilho mental – você se acostuma a poupar algo para você sempre. Se você não conseguir fazer com 10% do seu salário, estabeleça um valor mensal e uma meta para aumentar esse valor – exemplo: até Dezembro vou juntar R$ 50 por mês mas a partir de Janeiro aumentarei para R$ 100. Assim você já se organiza desde já para atingir seu objetivo.

No meu caso, utilizo duas contas separadas assim quase não vejo o dinheiro da poupança além de ser mais difícil (e pagar taxa) se eu quiser transferir de volta para a conta utilizada diariamente. Isso me ajuda a ‘esquecer’ o dinheiro lá e saber que ‘não posso’ tocar nele 🙂

Análise do cartão de crédito + cuidado ao utilizar

Todo mundo sabe dos perigos do cartão de crédito quando mal utilizado – e é isso que precisamos evitar ao máximo. Faça análise das suas últimas 3 faturas do cartão de crédito e marque com um marca texto tudo o que poderia ter sido evitado para compras à vista futuramente, sem ocasionar nenhum problema. Se assustou?

O cartão de crédito é uma ótima opção muitas vezes para gastos altos, mas o ideal é que ele seja mantido só para esses gastos mais caros e pontuais (uma passagem de avião por exemplo) e não para pequenas compras. Isso faz com que ele vire uma bola de neve. Há alguns meses atrás, vi que mais de 60% do meu orçamento mensal estava sendo consumido pelo cartão de crédito – preocupante!

Para me ajudar – e pode ser que ajude você também (ou você ache uma grande bobagem, faz parte, rs) – coloquei alguns lembretes nos cartões de crédito. Isso me faz pensar duas vezes antes de gastar neles.

gatilho mental para organização financeira - cartão de crédito

Ache o melhor método de organização financeira

Já encontrei pessoas que organizam suas finanças em planilha (fui essa pessoa em 2016, inclusive!), outras que organizam no aplicativo no celular e hoje sou do grupo que organiza no papel. Tenho um planner e nele organizo o que preciso pagar, em quantas vezes, vejo como está o meu mês, etc.

A parte negativa do planner é que não permite que a gente faça gráficos para ver como foi o seu mês e em que você mais gastou – o ideal é uma vez por mês, no fechamento, você planilhar tudo, fazer análises e tomar as ações para correção nos próximos meses.

Regrinhas para ajudar + investimento

Uma boa regrinha para te ajudar na organização financeira inicialmente, quando ainda não tem controle sobre suas finanças, é separar 20% para investimento + 30% lazer + 50% gastos essenciais (fixos + variáveis). Lembre-se que existe vários investimentos de renda fixa bem melhores (bem, bem e bem) melhores que a poupança para seu dinheiro.

Faça uma conta na rico (corretora de investimentos), assista os diversos videos gratuitos com conteúdos incríveis para aprender um pouco mais sobre as opções e invista o seu dinheiro lá. Em 2018 fiz um investimento que rendeu o dobro da poupança!

Aprenda diariamente

Uma das formas mais fáceis (ainda é de graça) de aprender organização financeira, investimentos e dar adeus as dívidas é estudando através de canais no youtube de grandes nomes.

Sei que tem diversos gurus por aí, mas os que mais escuto, indico e gosto são: Me Poupe (Nathalia Arcuri), EconoMirnaGustavo Cerbasi.

Essa postagem te ajudou? se sim, compartilha comigo suas maiores dificuldades quando o assunto é dinheiro 🙂

40

Você também pode gostar de

40 Comentários

  • Gabriel

    Que conteúdo showww, meus parabéns

    Novembro 6, 2018 at 12:21 am Reply
    • Juliana Alves

      Gabriel, obrigada! Espero que faça bom uso =)

      Novembro 10, 2018 at 8:57 pm Reply
  • Gabriele

    Adorei as dicas!

    Novembro 6, 2018 at 3:00 pm Reply
  • Adriéli Cristina Marcelino

    Ótimas dicas

    Novembro 6, 2018 at 3:04 pm Reply
  • guilherme

    Varias dicas interessantes!! Parabéns

    Novembro 6, 2018 at 3:15 pm Reply
    • Juliana Alves

      Obrigada Guilherme!!

      Novembro 10, 2018 at 9:00 pm Reply
  • Thayane

    Valeu pelas dicas 😉

    Novembro 6, 2018 at 8:38 pm Reply
    • Juliana Alves

      Thayane, obrigada você pelo comentário! Espero que tenha te ajudado =)

      Novembro 10, 2018 at 9:03 pm Reply
  • Pedro

    Show de post! Parabéns!

    Novembro 6, 2018 at 9:08 pm Reply
    • Juliana Alves

      Valeu Pedro!!

      Novembro 10, 2018 at 9:06 pm Reply
  • Genilson

    Parabéns pelo artigo, foi muito informativo e ajudou muito. Finanças sempre é um assunto que acaba nos tirando o sono, e saber lidar com isso é sempre muito importante.

    Novembro 6, 2018 at 9:02 pm Reply
    • Juliana Alves

      Genilson, é isso mesmo – saber nos organizar é essencial p/ nossa saúde mental mesmo! Aproveita as dicas =)

      Novembro 10, 2018 at 9:05 pm Reply
  • Francisco

    Adorei as dicas,muito elaboradas,parabens!

    Novembro 7, 2018 at 1:37 pm Reply
    • Juliana Alves

      Francisco, agradeço o elogio – aproveite!

      Novembro 10, 2018 at 9:07 pm Reply
  • Mauro Barros

    Realmente, organização financeira é fundamental na vida de qualquer pessoa. Ótimo Artigo colega! Parabéns!!

    Novembro 8, 2018 at 11:45 am Reply
    • Juliana Alves

      Mauro, fundamental mesmo! Obrigada pela visita!

      Novembro 10, 2018 at 9:08 pm Reply
  • Rafa

    E eu que sou mineiro e ainda não fui aí?? Excelente post, vai ajudar muito na minha ida!! 🙂

    Novembro 8, 2018 at 12:07 pm Reply
    • Juliana Alves

      Não acreditooo que não veio pra cá ainda! rs
      Em breve vou fazer uns posts sobre o Rio =) (absurdo não ter ainda rs). Obrigada pela visita e comentário Rafa!

      Novembro 10, 2018 at 9:09 pm Reply
  • Gisele Rocetti

    Excelente dicas! Colocar recadinhos nos cartões achei o máximo! Parabéns pelo post!

    Fevereiro 15, 2019 at 4:42 pm Reply
    • Juliana Alves

      Gi, obrigada! Isso do recado nos cartões funciona MUITO bem!

      Fevereiro 19, 2019 at 10:33 pm Reply
  • Pia Manfroni

    kkk ajudou sim… sempre bom lembrar em como administrar as finanças. Não sou perdulária…tenho foco. AMEI o lembrete nos cartões!! Boa economia e boa futura viagem!!!

    Fevereiro 15, 2019 at 7:17 pm Reply
    • Juliana Alves

      Muitooo bom, Pia!! Eu amo o aviso nos cartões, me ajuda pra caramba! Você também pode colocar o seu objetivo, fica ainda mais ‘dolorido’ ahahaha tipo ‘veja quantos dias a mais vai precisar para pagar a viagem pra Disney se usar o cartão agora’ =) rs

      Fevereiro 19, 2019 at 10:40 pm Reply
  • Imprevistos Musicais

    Esse ano, uma das minhas metas é poupar e investir mais dinheiro. Tenho muitos sonhos, principalmente viagens, que foram ficando pra trás porque não conseguia me organizar direito. Já tentei app no celular, planinhas do excel, mas o que tá me fazendo efeito agora é meu planner haha Tô me sentindo bem mais organizada quanto a isso, e tô evitando ao máximo gastar com coisa supérfula. Parei de usar meus cartões de crédito, e tô gastando só o que consigo, além de guardar uma parte.
    O canal da Natália Arcuri me ajudou muito, e já vou assistir os dois outros que você indicou!
    Amei o post, ficou muito bem escrito, além de ser uma ajuda e tanto 💛

    Fevereiro 15, 2019 at 7:58 pm Reply
    • Juliana Alves

      O importante é mesmo isso: você encontrar o método que mais converse com você e que faça o efeito esperado! Eu nunca fui boa em app, seeempre fiz planilhas mas agora no momento o que mais tá me ajudando é papel também. Muito obrigada e boa sorte com seus objetivos o/

      Fevereiro 19, 2019 at 10:44 pm Reply
  • Sabrina Sampaio

    Amei as dicas! Vou tentar aplicar elas a partir de hoje, confesso que gasto mais do que o necessário com comida, digo além do básico pra sobreviver. Minha meta é conseguir guardar dinheiro para as fotos da faculdade, para a formatura.

    http://www.agendaleatoria.blogspot.com

    Fevereiro 16, 2019 at 3:59 pm Reply
    • Juliana Alves

      Sabrina, no seu caso, coloca um aviso na carteira pra você fazer as contas de quanto + vai ter que trabalhar para pagar as fotos da sua formatura se gastar com aquela comida ‘fora da programação’ =) pra mim ajuda super! Bjs e boa sorte!!

      Fevereiro 19, 2019 at 10:46 pm Reply
  • Exposição do Mickey em São Paulo - Contos e Encontros

    […] +Leia mais: Organização Financeira: 7 dicas simples […]

    Fevereiro 16, 2019 at 6:34 pm Reply
  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Que post mais incrível. Realmente é muito importante cuidar da nossa vida financeira. Ainda mais aqui no Brasil que não temos o costume de falar sobre isso nas escolas ou faculdade. Seria bom que todas as pessoas soubessem desde cedo cuidar do seu dinheiro e investir de forma consciente. Beijos, Érika =^.^=

    Fevereiro 16, 2019 at 7:56 pm Reply
    • Juliana Alves

      Erika, falou tuudo! Quem dera tivessemos uma matéria de finanças pessoais e investimentos na escola ou como matéria obrigatória na faculdade (eu acho que na escola mesmo!).. se sim economizaríamos desde muito mais cedo e muitos teriam mais consciência de poupança, como poupar e como investir!

      Fevereiro 19, 2019 at 10:48 pm Reply
  • Luana Souza

    Achei muito boa a ideia dos avisos nos cartões de crédito. Ainda não tem um (porque meus pais não seriam loucos de me dar, e porque também não trabalho), mas fico imaginando quando eu tiver morando sozinha e trabalhando… vou precisar deixar trancado num cofre pra não usar hahaha. Sou meio descontrolada às vezes, especialmente com livros.
    Achei as dicas do post maravilhosas <3

    Fevereiro 17, 2019 at 1:28 pm Reply
    • Juliana Alves

      ahahahahaha eu já fui MUITO descontrolada com livros também, super te entendo! Uma dica pra quando você começar a trabalhar é: guarde uma parte PARA isso. Exemplo: todo mês tenho 40 reais para livros – caso o livro que você quer custe 50 reais, você sabe que só poderá comprá-lo após 2 meses de trabalho. Isso evita mts problemas 🙂 rs

      Fevereiro 19, 2019 at 10:50 pm Reply
  • Érica Dias

    Oi o/
    O difícil é aquele gasto surpresa que nunca é pouquinho e sempre faz um rombo imenso no orçamento e obriga a gente a mexer no que estava guardando a meses t.t

    Fevereiro 17, 2019 at 5:36 pm Reply
    • Juliana Alves

      Oxi, se é ! Por isso que é mega importante ter uma reserva de emergência e não parar de colocar dinheiro lá – assim quando acontecer alguma emergência, você vai ter de onde tirar.

      Fevereiro 19, 2019 at 10:51 pm Reply
  • Amanda

    Ótimo post! Já li muitos posts assim, mas confesso que achei o seu bem diferente e original. Já vou salvar pra futuras referência! 😀

    Fevereiro 18, 2019 at 12:45 am Reply
    • Juliana Alves

      Amanda, obrigada pelo comentário! Tento passar ao máximo o que eu uso e me ajuda =) bom saber que você curtiu !

      Fevereiro 19, 2019 at 10:54 pm Reply
  • Brunella

    Organização financeira é a chave , prático muito ela e tenho visto belos resultados,. Gostei bastante do teu post , irei indicar ele lá no Empresária de Batom .

    Fevereiro 19, 2019 at 12:22 pm Reply
    • Juliana Alves

      Bruuu, é mesmo! É incrível porque se a gente se planejar/organizar financeiramente, somos capazes de realizar todos os nossos objetivos e dá pra cortar muitos gastos desnecessários dessa forma. Agradeço muuuito! Quando indicar me avisa pra eu falar sobre aqui também <3

      Fevereiro 19, 2019 at 10:59 pm Reply
  • Como Economizar MUITO na Passagem Aérea - Contos e Encontros

    […] +Leia mais: Organização Financeira em 7 dicas simples […]

    Março 10, 2019 at 3:35 am Reply
  • Ciclic Seguro Viagem – Descomplicado e completo - Contos e Encontros

    […] Estados Unidos/Canadá e prefiro parcelar para pagar um pouco por mês, assim não interfere no meu planejamento financeiro da viagem. O seguro viagem da Ciclic pode ser parcelado em até 6x sem juros nos cartões de crédito visa, […]

    Setembro 21, 2019 at 2:18 pm Reply
  • Como se hospedar de graça pelo mundo - Contos e Encontros

    […] Confira: Organização financeira em 7 dicas simples […]

    Novembro 15, 2019 at 4:32 pm Reply
  • Deixar um comentário