InViagem

Jardim Botânico Rio de Janeiro: Um parque que você precisa conhecer

Última atualização em

Olá, pessoal. Tudo bem? Eu não estaria contando nenhuma mentira (e nem novidade) se eu te dissesse que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o cartão postal aqui da cidade.

E sim, se programar para conhecê-lo será uma das coisas inesquecíveis para se fazer na cidade maravilhosa!

E sabe porquê eu estou falando tudo isso pra você? Porque ele é um programa muito democrático! Isso porque ele vai bem em qualquer programação: com as crianças, com os namorados, sozinho, com a família… Seja como for, ele estará preparado para te receber da melhor forma!

jardim botanico no rio de janeiro

Se estar em meio à natureza é um dos seus ideais perfeitos de passeio, vem comigo e continue acompanhando este post especial! 😉

Conhecendo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do RJ é o mais antigo do Brasil! Ao todo, ele conta com mais de 200 anos de história! O ano em que este fora fundado coincidiu no mesmo ano da chegada da Família Real portuguesa em terras tupiniquins.

Na época, Dom João VI quis pegar aqueles pedaços de terra e adaptá-los para mudas e sementes pertinentes com o nosso clima, mas visando extraí-los devido ao grande valor comercial da época.

+Leia mais: Onde ficar no Rio de Janeiro?

Atualmente, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona como um verdadeiro instituto de pesquisa- sendo, inclusive, até reconhecido pelo Iphan e pela Unesco.

Para você ter uma ideia do tamanho disso tudo, são, ao todo, 540 mil metros quadrados de área cultivada que está com os portões abertos para receber visitantes do mundo todo. Entre as espécies mais célebres que há no local, a palmeira Imperial, que é por sinal o símbolo do Jardim Botânico RJ, é a mais visitada- medindo a altura de um prédio de 15 andares!

Como é a visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Para que você consiga fazer uma visita completa, pode separar pelo menos uma manhã inteira! Este não é um passeio que deve ser feito correndo e nem com pressa. Tem cada vez mais e mais coisas novas para serem experimentadas dentro do parque- e isso torna tudo mais interessante.

jardim botanico no rio de janeiro

A entrada oficial ao mesmo tem sido feita pelo portão que leva ao Centro de Visitantes (Rua Jardim Botânico, 1008- Tel (21) 3874-1808)

Entrando por ali, chegou a hora de visitar o Museu do Meio Ambiente- que sempre têm uma novidade em cartaz-. Outro local também que vale a pena a visita é no Centro dos Visitantes.

Ele funciona numa casa de 1576, que também funcionou na época, o engenho do açúcar e hoje funciona como uma introdução a todo esse momento histórico que você está prestes a conhecer.

E claro: impossível não passar pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico, que trazem lembrancinhas que representam bem este espírito, como bijuterias feitas em sementes, kits de jardinagem, temperos orgânicos e chás.

Depois de conferir esses lugares célebres, chegou a hora de entrar no meio da Mata Atlântica! Não existe, no meu ponto de vista, um roteiro a ser seguido, embora existam locais imperdíveis lá dentro: bromeliario, fonte com chafariz e – claro, o mais famoso entre os turistas – o “corredor” de coqueiros. Apenas sinta e aprecie com calma e cuidado tudo o que os seus olhos poderão observar.

jardim botânico no rio de janeiro
Mamis dando uma turistada na primeira vez que esteve no Jardim Botânico 🙂
jardim botanico no rio de janeiro
Eu e mamis no ‘corredor’ de coqueiros, tão famoso nas fotos de turistas!

Aqui no Rio, é um dos meus lugares favoritos! Eu adoro sentar em um daqueles banquinhos com frases renomadas (como Clarice Lispector) e refletir sobre a vida! O ar puro renova as energias e as fontes de inspiração.

Se você for conhecer o Jardim Botânico com crianças

Além de toda natureza e bastante espaço livre para descobrir e correr – o que com certeza eles vão adorar – o Jardim Botânico também conta com um parquinho bem bacana para crianças, principalmente as menores.

Aqui á lanchonetes para a pausa das crianças
Aqui fica a lanchonetes para a pausa das crianças

O espaço é todo de areia, tem alguns brinquedos, casinha de boneca, balanço, etc – e se você quiser, pode até mesmo fazer a festinha em uma das mesas que tem na parte de fora do parquinho (nesse caso, entre em contato com o Jardim Botânico para entender melhor o que pode ou não ser levado).

+Leia mais: 5 Lugares para passear com as crianças no Rio de Janeiro

Dicas para curtir o passeio

Para que o seu passeio seja ainda mais bem aproveitado, que tal conferir umas dicas práticas para ser usada no dia a dia?

  • O Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona todos os dias do ano (menos dia 05 de dezembro e 1º de janeiro).
  • O horário oficial de visitação é entre as 8h às 17h, sendo que as segundas-feiras, abre às 12h e fecha às 17h.
  • O ingresso para curtir este momento custa a bagatela de R$ 15,00 reais. É entrada grátis para menores de 05 anos de idade e para pessoas acima de 60 anos. Até o momento deste post, a bilheteria aceitava, apenas, dinheiro em espécie.
  • Use tênis que seja confortável para que você curta muito bem cada detalhe deste passeio. Lembre-se de levar repelentes. Há banheiros e bebedouros espalhados pelo parque.
  • Não existe mais um estacionamento local, mas você pode achar estacionamento nas ruas do Jardim Botânico (se for rua mais escondidinha, nem vai pagar) ou no Jockey (eu não utilizo, prefiro estacionar na rua mesmo rs).
  • Por favor, preserve o local! O Jardim Botânico é um dos parques mais bonitos que temos no Rio de Janeiro. Guarde seu lixo até achar a lixeira mais próxima.

Reserve já sua próxima viagem

  • Booking.com – Hostels/Pousadas
  • Airbnb – Apartamentos/Casas
  • Chip Internacional utilize o código “contoseencontros” para 10% no pedido
  • Pacotes de Viagem com o Hurb – Hotel Urbano
  • Câmbio na melhor casa com desconto usando o código “contos_e_encontros”
  • Seguro viagem com Seguros Promo – lá você cota em todas as seguradoras e você escolhe o melhor custo x benefício pra você! Com o cupom “contoseencontros” você ainda ganha 5% de desconto
  • Citypass – economize até 50% em passeios fora do Brasil
  • Aluguel de carro em até 12x para destinos nacionais e internacionais, sem IOF, com a Rent a Car
14

Você também pode gostar de

14 Comentários

  • Conheça a Pequena África - Experiência no Rio de Janeiro - Contos e Encontros

    […] +Você também pode gostar: Jardim Botânico no Rio de Janeiro: Um parque que você precisa conhecer! […]

    Março 14, 2019 at 6:37 pm Reply
  • Coisas para se fazer de graça (ou quase) no Rio de Janeiro - Contos e Encontros

    […] Leia também: Jardim botânico do RJ- Vale a pena conhecer […]

    Março 21, 2019 at 11:32 pm Reply
  • Mulher Virtuosa By Vany

    Uauuu que lindas fotos! Eu já ouvi falar do Jardim Botânico mas nao tinha idéia do quanto era lindo assim.

    Março 22, 2019 at 6:35 pm Reply
    • Juliana Alves

      Caramba, é demaissss lá! E dá pra fazer Jardim Botanico + Parque Lage no mesmo dia (que também é lindo e vale a pena).

      Março 23, 2019 at 10:44 pm Reply
  • Girlady Bouvier

    Passei anos planejando ir no Jardim Botânico e nunca fui, agora só quando eu voltar pro RJ pra visitar mesmo. Adorei as fotos e como você explicou até a história do lugar, acho que nem todos os cariocas sabem como cada canto da cidade é cheio de histórias interessantes 🙂

    bjs
    Gih

    Março 22, 2019 at 8:20 pm Reply
    • Juliana Alves

      aaah nem fala, o Jardim Botanico é um lugarzinho que vale MT a pena passear, conhecer e só passar tempo também! Obrigada pela visita e comentário!

      Março 23, 2019 at 10:48 pm Reply
  • Ana Catarina

    Olá 😉
    Que bela recomendação de férias!! E a história tão genuína… Nunca fui ao Rio de Janeiro mas quem sabe se um dia não siga a sua dica? 😉🤔
    Beijinhos 😘

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    Março 22, 2019 at 8:36 pm Reply
    • Juliana Alves

      Vem simm! Você vai amar o Rio! <3 Obrigada pelo comentário!

      Março 23, 2019 at 10:49 pm Reply
  • Imprevistos Musicais

    Eu AMO Jardins Botânicos e ainda não conheço o do Rio de Janeiro. E lindo!!! Gente, e que incrível um prédio de 1500! Deve ser a coisa mais linda!! E como sempre, teu post tá lindo, bem completo e com fotos lindas!!

    Março 24, 2019 at 1:19 am Reply
    • Juliana Alves

      Muuuito obrigada pelo comentário! Venha conheceeeer!! Está super convidada <3

      Março 27, 2019 at 5:11 pm Reply
  • Rose

    Juliana eu sempre tive vontade de ir até o RJ, e sempre ouço muito os amigos falarem do Jardim Botânico, e vendo seu post fiquei com mais vontade ainda de fazer essa viagem. Seu post está completo, com horários, ingressos e até o que usar em determinado passeio para ficarmos mais confortáveis. Muito bom. Parabéns e obrigada pelas dicas.

    Março 27, 2019 at 5:52 pm Reply
    • Juliana Alves

      Rose, venha e confira! Vale muito a pena conhecer o Rio e o Jardim Botânico também <3

      Março 27, 2019 at 7:33 pm Reply
  • 05 dicas do dia dos namorados no Rio- Que cabe em todos os bolsos - Contos e Encontros

    […] Leia também: Jardim Botânico Rio de Janeiro- O que você precisa saber […]

    Março 27, 2019 at 8:17 pm Reply
  • Gleicy Martins

    Que lugar lindo e tranquilo. Ótimo para levar a família. ♡

    Março 28, 2019 at 1:01 pm Reply
  • Deixar um comentário