InNacionais, Planejamento, Viagem

ID Jovem: Como funciona? Vale a pena?

id jovem como funciona, vale a pena

Última atualização em

Há algum tempo atrás postei no meu instagram sobre a ID Jovem e fiquei surpresa com a quantidade de gente que ainda não tinha conhecimento sobre esse benefício – se você também não sabe sobre a ID Jovem: como funciona, se vale a pena, se você tem direito e como é o passo a passo para fazer a sua, acompanha o post até o final que todas suas dúvidas serão esclarecidas 😊

O que é a ID Jovem?

O ID Jovem é o documento que dá acesso aos benefícios de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual e isenção no valor da matrícula do Enem.

Os benefícios são garantidos pelo decreto 8.537/2015 e Estatuto da Juventude – Lei 12.852/2013.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

id jovem: como fazer, quem tem direito, vale a pena

Quem tem direito ao ID Jovem? Quais as condições?

  • O ID Jovem é para brasileiros entre 15 a 29 anos de idade e também é válido para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal: para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o cadastro atualizado: pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos: a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Número do NIS: você precisa saber o número de identificação social – caso não saiba pode consultar no seu cartão cidadão, no extrato do FGTS ou carteira de trabalho.

Vale a pena?

Bom, pensa comigo: as passagens de ônibus interestaduais serão cobradas somente a taxa de embarque (então a galera viaja com R$ 6 – 12 reais) e caso você não consiga passagem com desconto (comprando em cima da hora isso pode acontecer) você tem o direito de pagar 50% da passagem normal OU se tiver disponibilidade pode comprar para outro dia. Além disso, isenção na prova do Enem e meia entrada para teatros, cinemas e shows.

O que você acharia de ir para Minas, São Paulo, Mato Grosso, etc, pagando apenas a taxa de embarque? Sonho, né? É uma oportunidade única de você viajar MAIS mesmo quando não tem dinheiro.

Como solicitar | Cadastro ID Jovem

Para fazer sua ID Jovem é bem fácil:

  • Primeiro você precisa ir a um posto do CRAS mais próximo da sua casa (lembrando que eles não atendem caso você more em um bairro e vá em um muito distante para fazer, dizem que é fora da zona de atendimento).
  • Após isso, em até 72h você terá os seus dados atualizados e número do NIS e pode baixar o aplicativo do ID Jovem ou ir no site e solicitar com o restante da documentação.

+Leia mais: Viagem no feriado de Corpus Christi (algumas opções para viajar com ID Jovem!) o/

Lembrando que não é preciso imprimir (só se você quiser): você pode mostrar pelo aplicativo ou print no celular que dá certo!

Várias pessoas aproveitaram quando eu fiz os stories e me enviaram que estavam fazendo as suas IDs – algo que eu AMO saber! Inclusive, se você utilizar alguma dica ou parceiro aqui do blog, não esquece de fazer stories, me marcar (@contoseencontross) ou utilizar a hashtag #contoseencontrosblog assim eu posso repostar você!

Faz igual a Beth: vai tirar a sua ID Jovem e depois me manda aqui <3

Espero que tenham gostado e que ajude vocês a gastar menos dinheiro e viajar mais – já que uma das MAIORES reclamações que eu escuto por aí é de que não viajam por falta de dindin! 😊

Ah! Se você fez a sua ID Jovem graças ao post aqui do blog ou os stories que eu fiz no instagram também, não deixa de comentar aqui para eu saber que ajudou você também! o/

7

Você também pode gostar de

7 Comentários

  • Thaisa Andrade

    Que legal, eu não sabia disso não, ótima dica a sua heim, eu sou uma dessas que não viaja por falta de dindin rs. Quem sabe agora da certo.

    Maio 16, 2019 at 1:02 pm Reply
  • José Lança

    O ID Jovem é muito semelhante ao Cartão Jovem que existe cá em Portugal, e infelizmente é algo que pouca gente conhece e usa! É sempre bom haver alguma divulgação porque esses descontos fazem mesmo diferença no nosso dia a dia.

    Maio 16, 2019 at 2:23 pm Reply
  • Ane Carol

    Acho interessante a ideia do ID jovem, já até pesquisei sobre o assunto na época da faculdade, mas não me enquadrava nos requisitos para solicitar.

    Maio 16, 2019 at 6:23 pm Reply
  • Michelly Melo

    Oii!
    QUE POST MARAVILHOSO! Não conhecia o aplicativo, mas é uma ideia incrível! Tenho certeza que muitas pessoas que se encaixam nos requisitos para solicitar não conhecem o ID Jovem. É uma pena que não seja tão divulgado. 🙁

    Beijos

    Maio 17, 2019 at 12:34 am Reply
  • Shuu

    Finalmente posso me aproximar ainda mais da arte! Obrigade por ter feito um post tão maravilhoso ❤❤❤❤❤

    Maio 17, 2019 at 5:32 pm Reply
  • Garoto de Outro Planeta

    Muito bom! Conheço algumas pessoas que utilizam. Um amigo meu que precisa viajar muito entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Ainda bem que existem coisas assim.

    Obrigado pela dica, pode ajudar muita gente!

    Maio 18, 2019 at 12:50 am Reply
  • Viajando com Buser: novo jeito de viajar - Contos e Encontros

    […] +Leia mais: ID Jovem – Como funciona? Vale a pena? […]

    Maio 21, 2019 at 9:46 pm Reply
  • Deixar um comentário