fbpx

Feed organizado no Instagram: ter ou não?

como fazer feed organizado

Trabalhar com criação de conteúdo é se preocupar com cada detalhe: qualidade das fotos e vídeos, uso de ferramentas de qualidade, layout do blog limpo e organizado, autores bem preparados para escrever caso você contrate e por aí vai. Uma das dúvidas dos criadores de conteúdo para internet/blog costuma ser se vale a pena ter feed organizado no Instagram ou não.

Se essa for a sua dúvida também, eu vou te contar a minha opinião apresentando exemplos. Não adianta eu só te dizer sim ou não, é preciso explicar o porque e te levar a pensar também na sua estratégia, no seu negócio.

  • Você quer alcançar mais seguidores e consequentemente mais clientes através do Instagram?
  • Você gostaria de crescer organicamente no Instagram?
  • Já desejou ter aqueles feeds que a pessoa simplesmente não consegue sair sem seguir, de tão incrível e chamativo que ele é?

Bom, se respondeu sim a pelo menos uma das perguntas acima, continue lendo esse artigo que eu vou te mostrar porque ter um feed organizado no Instagram pode te ajudar muito nesses objetivos e dicas pra você criar o seu.

Identidade Visual

Definir uma identidade visual para suas fotos e artes vai fazer com que você seja reconhecido de ‘longe’ – já reparou que muitas vezes quando estamos ‘rolando o feed’, ao avistar uma arte você já ‘desconfia’ qual é o Instagram dono? isso acontece porque aquela pessoa já definiu uma identidade tão forte que se torna conhecida pelo público que acompanha.

Você não precisa necessariamente trabalhar dessa forma, mas algumas pessoas decidem trabalhar sempre com uma mesma edição/preset nas fotos e acaba definindo a sua identidade assim.

Feed organizado x Feed infinito

Definir trabalhar com feed organizado ou feed infinito é uma decisão única sua – eu confesso que acho mais fácil manter o feed infinito por ele ter um design já estruturado previamente e o feed organizado vai demandar edições sempre nas fotos ou até mesmo um olhar treinado para fotos com a mesma paleta de cores ou estilo. Mas ser mais fácil nem sempre significa que é o melhor pro seu nicho.

Qual a diferença dos dois?

No feed organizado você pode ter fotos com uma cor dominante, como vermelho, marrom, azul ou edição de fotos parecidas. Já no feed infinito, você cria layouts que vão conversar entre si no decorrer da rolagem.

Como organizar o feed?

Quando eu decidi que queria trabalhar com o feed organizado eu comecei a procurar como eu poderia fazer isso – e foi assim que eu conheci o treinamento Canva para Negócios. Fiquei surpresa com a quantidade de conteúdo que tinha no curso e como eu já uso o Canva pra 98% das minhas artes, comprei pra ver se havia mais coisas a aprender dentro da ferramenta.

Fiquei admirada com a quantidade de conteúdo que a Renata entregou nesse curso porque eu que já utilizava o canva há séculos desconhecia muuuitas coisas que eram possíveis fazer por lá. E muito além de saber sobre a organização do feed, o curso também tem módulos específicos para empreendedores como organização, editorial com 365 ideias para o Instagram ter conteúdo o ano inteiro, truques e muito mais.

Feed que chama atenção

Quando eu comecei a postar minhas fotos de feed infinito, eu recebi pelo menos 5 mensagens me perguntando como eu fazia aquilo e meu engajamento também subiu.

feed organizado e clean

É nítido que um feed bem organizado chama atenção de quem está do outro lado – então você precisa saber se quer passar como só mais um, ou se quer fazer a diferença no seu negócio e chamar atenção para conseguir mais seguidores e consequentemente mais clientes no futuro.

Embora o Instagram não seja minha maior fonte de renda hoje, muita gente conhece o meu blog após ter me achado por lá em alguma hashtag.

feed infinito como fazer

Onde achar presets para fotos?

Se você já decidiu que quer trabalhar com uma edição única nas fotos, eu recomendo que você aposte em presets – que nada mais são que configurações de edição de foto para usar no Lightroom. Existem vários gratuitos e empresas que vendem pacotes de presets pagos também.

Eu normalmente prefiro procurar algum pago e bonito, pois acredito que dessa forma tem menos gente utilizando a mesma edição; mas você pode começar com presets gratuitos e ver se curte os resultados antes de investir. Eu achei esse pacote com 150 presets que custa apenas R$ 29,90, achei bem barato então acho que está valendo a pena!

Qual formato eu uso e porque?

Eu hoje estou utilizando o modelo de feed infinito – já me segue no instagram? vai lá conferir @julianasalvess – porque é o mais fácil de fazer na minha opinião porém eu pretendo migrar para um modelo misturado entre infinito e organizado por estilo de edição.

Conheça também minha história com o blog – como tudo começou?

Isso porque para feed de viagem, é muito importante ter muitas fotos, afinal é isso que a galera quer ver! Mas só utilizando o feed infinito com fotos em todas as postagens já senti muita diferença de engajamento e estou adorando bastante o retorno dos seguidores!

Aonde eu crio minhas artes para o Instagram?

Eu utilizo o canva e por muitos anos utilizei o gratuito – depois do treinamento que fiz de canva, aprendi muito mais sobre o plano gratuito mesmo – mas como queria criar artes mais profissionais e ter mais opções de fontes, imagens, etc, resolvi migrar para o plano pro, que no momento custa R$ 34,90.

beneficios do canva pro

Além das imagens para o instagram, também utilizo o canva para criar meus pins, cartão de visita, adesivos, ou seja, praticamente tudo mesmo!

Bom, espero que tenham gostado desse artigo sobre feed organizado e que ele tenha te ajudado a decidir qual melhor estilo para o seu Instagram. Ah! E compartilha comigo seu @ nos comentários que eu juro que vou lá ver e comentar, tá? beijo e até o próximo artigo!

1

Você também pode gostar de

1 Comentário

  • viagensefeminices

    Oi Ju, adorei o post! eu confesso que gosto muito de feed organizado, mas isso as vezes me limita. Agora, estou em busca de preset pra chamar de meu.

    junho 29, 2020 at 7:27 pm Reply
  • Deixar um comentário

    Dúvidas? Chama no whatsapp whatsapp