InPlanejamento

eTA: Saiba tudo sobre o visto para o Canada

Última atualização em

A partir de 1 de Maio de 2017, os brasileiros passaram a ter direito a viajar para o Canadá apenas com a eTA (Eletronic Travel Authorization) ou seja, autorização eletrônica de viagem para negócios, turismo ou intercâmbio. Como muita gente tem dúvidas sobre a eTA, resolvi fazer esse post para ajudar a tirar todas as dúvidas, já que utilizei essa autorização na minha viagem para Vancouver.

Quem pode solicitar?

Os brasileiros que já tenham tido visto para o Canadá nos últimos dez anos ou brasileiros que tenham visto de turista válido dos Estados Unidos pode tentar a eTA.

Quanto custa?

A autorização custa apenas 7$ canadenses, ou seja, melhor custo benefício. O visto normal do Canadá, hoje na publicação desse artigo, custa 100$ canadenses, uma diferença de 93$.

Por quanto tempo é válido?

A eTA é válido por 5 anos ou até o passaporte expirar, o que acontecer antes.

Quanto tempo demora para ter resposta?

Normalmente o processo todo leva só alguns minutos para sair, porém pode demorar alguns dias caso eles peçam alguns documentos adicionais.

É válido para qual tipo de viagem?

A autorização de viagem pode ser usada quantas vezes forem necessárias durante sua validade, em viagens de até 6 meses geralmente, para turismo, estudo ou negócios, além de trânsito por aeroportos canadenses.

E se eu quiser visitar os Estados Unidos de carro? Pode?

Essa é a questão mais polêmica dos últimos tempos desde que a eTA foi implementado, rs. A regra da eTA é que você precisa CHEGAR ao Canadá pela via aérea, porém a re-entrada, pode ser sim por carro, trem, ônibus, navio, etc. Ou seja, se você está em Vancouver e quer fazer umas compras em Seattle, poderá fazer sem problemas. Como até algumas autoridades tem poucas informações sobre, eu levaria a eTA impresso e a página deles também com a regra.

Como solicitar a eTA?

  • Clique nesse link e acesse diretamente o site para a solicitação da eTA. Está configurado como português, mas se preferir outra língua, tem como configurar:

  • Leia atentamente todas as orientações, se precisar baixe o PDF para ajudá-lo com o formulário e quando finalizar clique em ‘solicitar uma aev’:

  • Depois confirme nas imagens onde estão os dados do seu passaporte que deverão ser informados (número e código do país onde foi emitido) e depois clique em “continue to eTA application form” – a partir desse passo, o formulário está em inglês ou francês:

  • Na próxima página, você será perguntado se está solicitando a eTA em nome de outra pessoa. Se você estiver solicitando para você mesmo, responda não.
  • Caso a solicitação seja para outra pessoa, você deverá marcar “sim” e depois, responder se a pessoa pela qual você está pedindo o eTA é uma criança ou não.
  • Depois você irá responder uma série de perguntas: em primeiro lugar, você vai escolher com que documento você vai viajar ao Canadá (normalmente é o passaporte comum). Depois, tem perguntas sobre onde seu passaporte foi emitido, se possui visto de residência americano válido (green card), sua nacionalidade, se irá viajar para o Canadá de avião (o eTA só vale viajando dessa forma), se possui visto de americano não imigrante válido, etc.

  • Além dessas perguntas, também precisa responder sobre sua profissão, endereço e perguntas pessoais relativas à saúde.

  • No final você irá processar com seu nome (como se fosse uma ‘assinatura’) e terá o resumo do valor a ser pago – para fazer o pagamento, clique em “transmit and pay”:

  • Na tela seguinte, você deverá marcar a forma de pagamento e inserir o cartão, como qualquer outro pagamento na internet. Após preencher, clique em “process transaction”
  • Na tela seguinte, faça cópia da página assim caso você precise futuramente, tem ela guardada.

Prontinho! Em poucos minutos – provavelmente – você receberá o retorno da eTA no seu e-mail – guarde e leve uma cópia quando for viajar. No site diz que não é necessário, mas quando eu fui, perguntaram se eu tinha, então não custa nada.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a eTA, deixe nos comentários que eu posso ajudar ou entre direto no site do Governo Canadense para procurar sobre. Boa viagem!


Reserve já sua próxima viagem:

0

Você também pode gostar de

Deixar um comentário