InPlanejamento

Visto para o Canadá: conheça a eTA

visto para o Canadá

Última atualização em

A partir de 1 de Maio de 2017, os brasileiros passaram a ter direito a viajar para o Canadá apenas com a eTA (Eletronic Travel Authorization) ou seja, autorização eletrônica de viagem para negócios, turismo ou intercâmbio. Como muita gente tem dúvidas sobre essa visto para o Canadá: conheça o eTA, resolvi fazer esse post para ajudar a tirar todas as dúvidas, já que utilizei na minha viagem para Vancouver.

Quem pode solicitar?

  • Brasileiros que já tenham tido visto para o Canadá nos últimos dez anos; OU
  • Brasileiros que tenham visto de turista válido dos Estados Unidos.

Quanto custa a eTA?

A autorização custa apenas $7 canadenses, ou seja, melhor custo benefício. O visto normal do Canadá, hoje na publicação desse artigo, custa $100 canadenses, uma diferença de $93.

Por quanto tempo é válido?

A eTA – autorização eletrônica de viagem – é válida por 5 anos ou até o passaporte expirar, o que acontecer antes.

Em quanto tempo você recebe a aprovação/negativa?

Normalmente o processo todo leva só alguns minutos para sair, porém pode demorar alguns dias caso eles peçam alguns documentos adicionais.

É válido para qualquer viagem?

A autorização de viagem pode ser usada quantas vezes forem necessárias durante sua validade, em viagens de até 6 meses geralmente, para turismo, estudo ou negócios, além de trânsito por aeroportos canadenses. Porém é importante ressaltar que a autorização eletrônica de viagem contempla apenas primeira entrada VIA AÉREO – ou seja, não é possível entrar ao Canadá de carro com a eTA.

E se eu quiser visitar os Estados Unidos de carro? Pode?

Essa é a questão mais polêmica dos últimos tempos desde que a eTA foi implementado, rs. A regra da eTA é que você precisa CHEGAR ao Canadá pela via aérea, porém a re-entrada, pode ser sim por carro, trem, ônibus, navio. Ou seja, se você está em Vancouver e quer fazer umas compras em Seattle, poderá fazer sem problemas. Como até algumas autoridades tem poucas informações sobre, eu levaria a eTA impresso e a página deles também com a regra.

site da imigração

Como solicitar a eTA?

Clique nesse link e acesse diretamente o site para a solicitação da eTA. Está configurado como português, mas se preferir outra língua, tem como configurar:

visto para o Canadá: conheça a eTA

Leia atentamente todas as orientações, se precisar baixe o PDF para ajudá-lo com o formulário e quando finalizar clique em ‘solicitar uma aev’ (tradução em português para Autorização Eletrônica de Viagem):

visto

Depois confirme nas imagens onde estão os dados do seu passaporte que deverão ser informados (número e código do país onde foi emitido) e depois clique em “continue to eTA application form” – a partir desse passo, o formulário está em inglês ou francês:

eTA: pagando barato para entrar no Canadá

Na próxima página, você será perguntado se está solicitando a eTA em nome de outra pessoa. Se você estiver solicitando para você mesmo, responda não.

Caso a solicitação seja para outra pessoa, você deverá marcar “sim” e depois, responder se a pessoa pela qual você está pedindo o eTA é uma criança ou não.

Depois você irá responder uma série de perguntas: em primeiro lugar, você vai escolher com que documento você vai viajar ao Canadá (normalmente é o passaporte comum). Depois, tem perguntas sobre onde seu passaporte foi emitido, se possui visto de residência americano válido (green card), sua nacionalidade, se irá viajar para o Canadá de avião (a eTA só é válida viajando dessa forma), se possui visto de americano não imigrante válido e diversas outras perguntas.

como tirar a autorização eletrônica para viajar?

Além dessas perguntas, também precisa responder sobre sua profissão, endereço e perguntas pessoais relativas à saúde.

visto canadense 2019

No final você irá processar com seu nome (como se fosse uma ‘assinatura’) e terá o resumo do valor a ser pago – para fazer o pagamento, clique em “transmit and pay”:

visto canadense 2020

Na tela seguinte, você deverá marcar a forma de pagamento e inserir o cartão, como qualquer outro pagamento na internet. Após preencher, clique em “process transaction”

Na tela seguinte, faça cópia da página assim caso você precise futuramente, tem ela guardada.

visto canadense para brasileiros

Prontinho! Em poucos minutos – provavelmente – você receberá o retorno da eTA no seu e-mail – guarde e leve uma cópia quando for viajar. No site diz que não é necessário, mas quando eu fui, perguntaram se eu tinha, então não custa nada.

visto de turismo

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a eTA, deixe nos comentários que eu posso ajudar ou entre direto no site do Governo Canadense para procurar sobre. Boa viagem!

0

Você também pode gostar de

Deixar um comentário