InViagem

Como escrever para blog: Um pouco da minha experiência

Última atualização em

Para que eu pudesse viver a minha vida do jeito que eu sempre quis, foi necessário sair do tradicional, do emprego fixo CLT 40h semanais e correr atrás.

Eu já compartilhei com vocês esta experiência- pra quem não leu, tá aqui o texto que eu falo do meu começo com o blog– e também, quem me acompanha, sabe a frequência dos meus textos, das dicas, e de todo o material que com muito carinho, faço e disponibilizo aqui! <3

E, involuntariamente, muitas pessoas que também querem ter horários mais flexíveis, passam a enxergar algo em comum. É bem verdade que temos muito em comum e assim como eu busquei ajuda para começar, resolvi vir com essas dicas e passos a passos para que você também consiga! =D

Como escrever para blog- O começo de tudo

Um dos segredos para um blog de sucesso (veja bem, UM DOS, não o único), é, justamente, a redação. Isso porque é através dela que você se conecta com o seu público, se conecta com a essência e vai, aos poucos, refinando essa ligação.

É através do site e da manutenção dele com conteúdo de qualidade que consegue-se boa monetização- E sim, dá pra rolar pra caramba!

Leia também: Como criar um blog do Zero (passo a passo)

No curso que eu fiz do Rafael Aguiar (tá aqui o link do Workshop Gratuito, pessoal), ele ensina, os processos para ativar a monetização (R$) dentro do blog e, de forma resumida, como você passa a ganhar uma porcentagem dos lucros do Google, única e exclusivamente, por escrever e alimentar o seu próprio site.

Pessoal, quero te apresentar o Rafa!

Foi muito oportuno eu fazer este curso porque ele me deu todo o embasamento necessário para que eu conseguisse seguir dentro do marketing digital. =)

Além disso, o Rafa tem uma linguagem bem acessível, fácil pra quem está começando e quer como ele mesmo diz, Virar seu próprio chefe!

Chegou a hora da produção de conteúdo- Redação SEO

Bom, depois de seguir o passo a passo para instalar as tags e começar a monetizar, era, preciso, começar a escrever. O grande problema é que existem algumas técnicas certas que devemos seguir para tornar este processo mais acelerado…

Isso não quer dizer que você não tem liberdade para conseguir escrever do jeito que você sempre quis- e com a linguagem que você têm e imagina que case com a sua persona.

Comunique-se que as personas do seu negócio!
Comunique-se com as personas do seu negócio!

Mas que você deverá observar alguns detalhes. Eis que fui apresentada ao famoso SEO- Search Engine Optimization. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que facilitam a indexação do seu conteúdo perante os mecanismos de busca.

HAHAHAHAHA! Eu também fiz essa cara quando ouvi falar dele pela primeira vez… Mas, eu vou te explicar: O SEO é um conjunto de ações que a gente faz, na hora da escrever e postar o texto, que facilita que os robôs que leem essas matérias, consiga encontrar você, o seu site e dar mais credibilidade por isso.

E porque o SEO é importante?

Talvez, você ainda não tenha entendido- e tudo bem. Mas, vamos juntar alguns pontos: O Google valoriza bons conteúdos, aqueles que sejam completos, que tenham relevância perante a persona. Para encontrar o seu texto, ele usa os robôs e assim, classifica se este conteúdo está “bom” ou não.

O grande X da questão é: Quanto melhor for o seu texto, o seu conteúdo, mais chance têm do Google gostar dele e mais chance você tem de aparecer nos primeiros lugares na hora da pesquisa!

Ju, você está ficando louca! CALMA! rsrs

A verdade é que todos os dias, milhões de pesquisas são feitas no Google. Agora, imagine se você estivesse no primeiro resultado quando alguém digitar EXATAMENTE, o que você vende! LU-CRO, meus amigos!

Se, ao monetizar o site (E torno a repetir aqui- se você quer aprender estes primeiros passos dentro do Marketing Digital, faça a sua inscrição no Workshop do Rafa) quer dizer que você passará a ganhar com as visitas no seu site, quanto mais visita no seu site, mais dinheiro na sua conta.

Bom, essa é uma conta bem tranquila e fácil de fazer…

E agora, por onde começar a escrever redação para blog?

Agora que você entendeu porque escrever, porque focar em conteúdo de qualidade, porque monetizar o site (como monetizar vou deixar o Rafael te explicar) e a importância do SEO, chegou a hora de juntar todas essas informações. Bora?

Google Planejador de Palavra Chave

Essa ferramenta saiu de dentro do Google Ads. Para que você consiga definir que palavra você pretende pagar, o Google mostra uma estimativa de quantas vezes por mês, aquela palavra é exibida.

O Planejador de Palavra-Chave é uma ferramenta muito importante!

Logo, uma palavra de é exibida 1000.000 vezes por mês parece ser bem legal que ser utilizada, já que tem muita relevância e busca. Ele também mostra se a concorrência é alta, média ou baixa… Enfim! É uma ferramenta muito legal!

>> Planejador de Palavra Chave do Google

Montando um bom tema

Se você clicou no link acima, viu que as palavras chaves são montadas por palavras mesmo, sem interconexões. Mas não dá pra você escrever só “vitamina C” no seu site.

É preciso mais! E aí entra o seu tema! Ele nada mais é do que a junção da palavra-chave + uma dor que você pretende solucionar (ou vice-versa).

Por exemplo: Confira 10 benefícios da Vitamina C para queda de cabelo.

Pronto! Temos o nosso primeiro tema otimizado! <3

Escrevendo o texto

Eu sempre gosto de misturar as técnicas de SEO com o meu próprio estilo de escrita e linguagem. Acho que fica mais natural, mais orgânico e mais bonito também. =)

Mas existem algumas especificações que não dá pra fugir, como os subtítulos. E, pensando nisso, que tal um Template pronto que vai te auxiliar nesta construção?

Clique e baixe o template gratuitamente =)

É muito simples: Você vai clicar no link, baixar o template e ir seguindo as instruções que estão escritas. É importante que neste primeiro contato com a redação, você procure segui-las mais certinho.

>> Baixar Template de Redação para Blog Grátis <<

Depois, você vai perceber que vai desenvolver o seu próprio modelo de escrita e tudo passa a fluir naturalmente! O começo é sempre um pouco mais complicado, sim… Mas não desiste não: vai valer a pena! 😉

Ah, em outra oportunidade, vou falar um pouco a estratégia usada no Instagram também, que eu sei que é algo que muita gente utiliza no dia a dia. Combinado? Beijos!

33

Você também pode gostar de

33 Comentários

  • Maria Rafaela

    Aprender a criar conteúdo para as redes sociais é bem mais difícil do que as pessoas imaginam, ainda mais se você quer trabalhar com isso e ser remunerado. Estou estudando melhor o SEO e o Pinterest pra melhorar o meu blog.
    Adorei esse post…

    Abril 11, 2019 at 10:25 pm Reply
    • Juliana Alves

      Com certeza! Pessoal acha que é facil e escrever sem objetivo realmente é “facil” – mas um conteúdo otimizado, monetizado e com objetivo de trabalho e renda é dificil demais! até pelo fato do google ter mudado tanto ne? eu adoro o pinterest pra tráfego! tenho usado bastante 🙂

      Abril 12, 2019 at 4:53 pm Reply
  • Nanna

    Nossa adorei a dica! Especialmente o planejador de palavra chave! Vai ser muito útil

    Abril 12, 2019 at 2:10 pm Reply
    • Juliana Alves

      Muito bom, né? eu uso demais!! Sempre começo buscando as palavras chaves pra depois iniciar no conteúdo!

      Abril 12, 2019 at 4:51 pm Reply
  • Ane Carol

    Meu blog tem quase 9 anos de existência e lendo seu post vi que muitas coisas que ainda não implementei nele, tipo monetizar. Valeu penas dicas.

    Abril 12, 2019 at 5:43 pm Reply
    • Juliana Alves

      Caramba, Ane! Vambora começar! Eu também demorei, rs. Monetizei meu blog 4 anos depois dele estar aqui.. perdemos tempo mas não vamos perder mais =)

      Abril 12, 2019 at 11:19 pm Reply
  • Tamara

    Ju do céu, estou apaixonada neste post! Muito obrigada de coração por todas essas dicas valiosas. Como você escreve bem e de maneira clara! Amei demais. Eu baixei o template e vou usar no próximo post. Eu já tenho um model, mas quero agregar o seu ao que já uso. Obrigada mesmo. Até salvei o post no Pinterest para não esquecer. Arrasou demais!
    Ah e também estou indo conhecer o curso do Rafa!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    Abril 12, 2019 at 5:47 pm Reply
    • Juliana Alves

      Tamaravilhoooooosa hahaha que comentário amor! Obrigada pelos elogios e que bom que você pegou as diquinhas e vai usar! É ótimo pra gente iniciar um post com mais estrutura e organização, né? com o tempo vamos pegando o jeito. Hoje tem coisas que eu lembro, mas sempre olho pra ter certeza que não estou esquecendo nada. E você vai AMAR o Rafa! E o melhor, é de graça, né? tenho 2 páginas com muito conteúdo desse workshop gratuito dele!

      Abril 12, 2019 at 11:22 pm Reply
  • Shuu

    Amei o post! Super informativo! Sempre tive dúvidas quanto à monetização do blog. As suas dicas realmente vão me ajudar muito ❤❤❤❤

    Abril 12, 2019 at 9:24 pm Reply
    • Juliana Alves

      Shuu! Que bom que te ajudou =) vambora monetizar esse blog!!

      Abril 12, 2019 at 11:28 pm Reply
  • Rafa

    Amei suas dicas, seu log é um mimo! Vou ver esse curso!

    Abril 12, 2019 at 11:47 pm Reply
    • Juliana Alves

      Obrigada Rafa! Espero que você curta =) Bjs!!

      Abril 13, 2019 at 3:26 am Reply
  • Denise Amaro

    Meu Deus que dicas maravilhosas são essas? Já deixei salvo aqui esse link pra sempre que tiver alguma dúvida vir aqui. E esse workshop então? Nem se fala. Amei todas as dicas. ❤❤

    Abril 13, 2019 at 4:47 am Reply
    • Juliana Alves

      Own! Que delícia de comentário! Faz sim, que é de graça e vale super a pena!

      Abril 14, 2019 at 1:45 pm Reply
  • Carolina Rabêlo

    Uma coisa que sempre falo para amigas que escrevem, que um curso de SEO faz toda a diferença e é real. Depois que aprendi detalhes sobre essas técnicas, é notável a diferença. Suas dicas foram ótimas! Beijo!

    Abril 13, 2019 at 11:49 am Reply
    • Juliana Alves

      Uhum, faz toda diferença mesmo! São detalhes que fazem o seu blog/site ficar muito mais profissional e rentável!

      Abril 14, 2019 at 1:46 pm Reply
  • Malu Silva

    Gostei muito das suas dicas de escrita e SEO! Como blogueira, estou sempre buscando aprender mais sobre esse universo e posts assim ajudam muito!

    Abril 14, 2019 at 12:47 am Reply
    • Juliana Alves

      Malu, é isso mesmo! Temos que nos atualizar sempre, né.. porque o google está cada vez mais exigente com postagens boas e relevantes!

      Abril 14, 2019 at 1:47 pm Reply
  • camyli alessandra da silva

    O método que funciona comigo é o método de blogueiro raiz… Mas, é sempre bom nos atualizar na blogosfera.
    bjos.

    Abril 14, 2019 at 6:04 pm Reply
    • Juliana Alves

      kkkkk como que é o modo blogueiro raiz? é super importante atualizar, né! Assim você garante que o Google vai continuar indicando seu site por aí =)

      Abril 14, 2019 at 9:25 pm Reply
  • Lais Portal

    Post ótimo e muito útil! Mesmo depois de tanto tempo no mundo dos blogs, ainda estou tentando entender direito esse negócio de SEO, achei interessante como você conseguiu explicar de uma maneira fácil de entender, sem muita enrolação. Com certeza vou procurar aplicar suas dicas em meu blog. Já favoritei o post <3
    Um beijo!

    laflorando.blogspot.com

    Abril 14, 2019 at 6:42 pm Reply
    • Juliana Alves

      Lais, que delícia! Muito bom saber que te ajudou e que você vai aplicar pra garantir melhor ranqueamento dos seus posts e consequentemente monetização, né? Bjs!!

      Abril 14, 2019 at 9:43 pm Reply
  • Maria Rafaela

    No começo eu também senti essa dificuldade, até mesmo de entender como que o blog funciona de fato e depois veio toda a parte de encontrar sua própria maneira de se comunicar. Esse post tá cheio de dicas incríveis, arrasou.

    Abril 18, 2019 at 2:11 pm Reply
    • Juliana Alves

      Mari, é isso aí mesmo! Com o tempo vamos conseguindo entender melhor o que estamos fazendo de certo e de errado e mudar as estratégias!

      Abril 19, 2019 at 7:34 pm Reply
  • Imprevistos Musicais

    Mulher, tu é muito maravilhosa mesmo, né? haha Falei pra vc que tinha amado esse post, e já deixei tudo salvo pra me inscrever no workshop do Rafa haha Vamos melhorando cada vez mais!

    Abril 19, 2019 at 9:11 pm Reply
  • Blink Blog

    Confesso que eu tenho uma dificuldade absurda de enxergar certas coisas aplicadas em um blog de notícias de série, mas seu post me ajudou a entender melhor a mecânica por trás de toda a coisa, então muito obrigada! Sua escrita é ótima e ao longo do post eu pude percebe que você aplicou o que estava explicando, simplesmente genial!

    Abril 20, 2019 at 2:21 pm Reply
    • Juliana Alves

      É uma persona completamente diferente, né? mas as dicas de SEO, persona e organização de conteúdo por exemplo funcionam pra qualqueeer blog! Obrigada por comentar!! <3

      Abril 20, 2019 at 10:06 pm Reply
  • Malu Silva

    Amo os teus posts, sempre super completos 😍 Aprendi muita coisa legal!

    Abril 22, 2019 at 1:21 pm Reply
  • Mulher Virtuosa By Vany

    Eu produzo conteúdo e gostei demais de suas dicas! É isso aí! Seo é mega importante!

    Abril 23, 2019 at 4:19 pm Reply
  • 10 Cursos gratuitos para empreendedores - Contos e Encontros

    […] +Leia mais: Como Escrever para blogs – um pouco da minha experiência […]

    Maio 10, 2019 at 8:33 pm Reply
  • Deixar um comentário