InInternacionais, Planejamento, Viagem

Como aprender a falar inglês sozinho e de graça

como aprender a falar inglês sozinha e de graça

Eu já perdi as contas de quantas vezes ouvi e vi pessoas dizendo que não iriam viajar para fora enquanto não falassem inglês. O medo de não conseguir se comunicar é enorme – e eu também já passei por isso. E por isso eu resolvi trazer algumas dicas de como aprender a falar inglês sozinho e de graça – siga esse passo a passo e eu tenho certeza que você vai ver uma grande mudança.

Fiz muitos e muitos anos de cursinho de Inglês no Brasil (uns 8 ou 9 anos no Skill) e embora tenham me dado uma boa base, eu ainda sentia falta de algo. A verdade é que precisamos ser muito comprometidos para realmente aprender uma nova língua – e é algo que não vai funcionar se você somente for a 2 aulas por semana, falar inglês por 1h, voltar para casa e se afundar no português (ou qualquer que seja sua língua materna).

Confie no seu potencial

Antes de começar as dicas principais, lembrem sempre que tudo o que pensamos importa. Cuidado com os pensamentos de ‘não posso fazer’, ‘não vou conseguir’, ‘não tenho tempo’, ‘não tenho como’, ‘tenho filhos pequenos’, ‘trabalho muito’ – se você quer, acredite, confie, faça!

inglês de graça

Não espere a oportunidade perfeita: comece agora com o que tem. O Tim Explica colocou uma frase no Instagram dele que eu achei perfeita para esse post: “When there is a will, there is a way!” (quando tem um desejo/vontade, tem jeito/caminho!)

Comprometimento

A primeira coisa que preciso falar é: precisa ser muito comprometido e não ficar acomodado. O comprometimento te ajuda a não se sabotar quando estiver com preguiça de estudar – mesmo com preguiça, você sabe que tem que fazer e está realmente focado naquilo.

Consistência

Mesmo que não seja no mesmo horário de sempre, separe um tempo para estudar inglês TODOS OS DIAS. Nem que seja 30min por dia. Faça um planejamento de quanto tempo vai se dedicar por dia e cumpra.

como aprender uma nova língua sozinha

Pode ser assistindo um filme, escutando algumas músicas, lendo um livro, estudando gramática, vendo aulas no Youtube. Se você realmente quer saber como aprender a falar inglês sozinho e de graça, vai precisar ter um tempo dedicado ao estudo diariamente.

Mude as configurações para Inglês

Como assim mudar configurações? vamos começar pelo Netflix, ok? filmes e séries em inglês com legenda também em inglês vai te ajudar MUITO a melhorar o seu entendimento e automaticamente a sua fala. Mesmo quando estiver com preguiça, não mude. Se for preciso, assista uma vez em inglês com legenda em inglês e depois uma segunda vez em inglês com legenda em português para garantir que está entendendo o contexto – mas não faça isso sempre e se desafie constantemente para alcançar níveis mais altos.

anotando as ideias para aprender inglês

No momento meu Netflix está todo configurado dessa forma e é algo que pretendo continuar no Brasil. Além do Netflix você pode tentar isso também com celular, gopro, etc.

Escute músicas e tente cantar com as letras

Esse conselho é um pouco polêmico porque muitos professores não recomendam literalmente aprender inglês com música (isso porque muitos artistas colocam letra de uma forma que não está correta gramaticamente apenas para rimar com o restante – ex: música Boyfriend do Justin Bieber onde ele diz “If I was your boyfriend, I’d never let you go” quando o correto seria “If I were..”) mas a minha questão aqui é: tente não prestar atenção na gramática, mas na forma de pronunciar as palavras.

Quanto mais você escutar nativos da língua inglesa falando, melhor.

+Leia mais: Como estudar de graça nos Estados Unidos

como aprender a falar inglês sozinha e de graça

Use ferramentas para exercícios + conversa com nativos

Tem alguns aplicativos e ferramentas que podem te ajudar muito com exercícios da língua inglesa e principalmente para conversar com nativos. Lembre-se que mesmo iniciando em um novo idioma, falar com um nativo é uma das melhores formas de você ganhar confiança e aprender. Algumas ferramentas que eu já usei, pesquisei e recomendo:

Duolingo

O Duolingo é muito conhecido e é ótimo para te fazer fixar questões importantes do inglês enquanto você está numa fila ou no engarrafamento, por exemplo. Além de ter vários exercícios, você é forçado a ter uma rotina com ele.

O site tem uma ferramenta chamada ofensiva, que funciona assim: mais dias estudados, mais pontos para trocar por exercícios extras. Se você perder um dia, seus pontos expiram. Você faz o seu tempo, então se você sabe que vai ficar 30min por dia no engarrafamento, considere colocar 10/15 minutos e se quiser vá aumentando.

site duolingo para aprender inglês de graça

ITalki

Com professores nativos do Inglês, o Italki é uma ferramenta para conversas onde você pode escolher professores ou trocar aulas (você fala 30min de português e o outro 30min de inglês, por exemplo).

É um site e aplicativo que está crescendo muito e não pense que precisa de muito para fazer aulas: tem professores cobrando a partir de $4 dolares. Ou seja, bem barato para treinar sua conversação. Se você se cadastrar a partir desse link, assim que concluir um pagamento de $20, eu e você ganhamos mais $10 para usar em aulas! Esse com certeza será meu método preferido ao retornar para o Brasil!

italki - melhor site e aplicativo para falar com nativos

Youtube

O Youtube é uma das melhores plataformas de ensino para qualquer assunto – e lembre-se que é gratuito. Tem vários canais ensinando inglês e alguns são feitos inclusive por nativos da língua inglesa que aprenderam português, ou seja, sabem todas as nossas dificuldades e limitações.

Reserve um tempo na sua semana ou aproveite aqueles momentos improdutivos que já falamos (fila, engarrafamento, etc) para fazer algo útil e escute os vídeos. Os canais que indico são: SmallAdvantages com Gavin (esse é o melhor para mim), Ask Jackie (ela inclusive lançou um curso que parece ser bom!), Tim Explica (embora eu ache que ele faça poucos vídeos ensinando de fato, tem vários vídeos que podem te ajudar e no Instagram ele sempre dá dicas) e Cyntia Sabino (essa apesar de não ser nativa do Inglês, é ótima explicando! Adoro os vídeos dela!).

canal SmallAdvantages do Gavin no Youtube, um dos melhores lugares para aprender inglês de graça e sozinha

Baixe e participe de desafios

Tem vários instagrams, blogs e canais que ensinam inglês que estão constantemente promovendo desafios para que as pessoas sejam constantes no aprendizado e melhorem a cada dia. Participe e aproveite esses conteúdos gratuitos. Eu baixei vários e estou amando!

E lembre-se: se você realmente quer aprender inglês ou um novo idioma, não pare até conseguir. Ultrapasse os obstáculos e vá em frente! Você é capaz.

Se você achou que esse post te ajudou com as dicas de como aprender a falar inglês sozinho e de graça, não esquece de deixar o seu comentário, me conta se tem alguma outra coisa que você faz e acha que ajuda e, é claro, principalmente compartilha com seus amigos!

PS: Se mesmo com todas as dicas você ainda quer uma orientação, confira o livro Inglês em 40 dias. Você vai aprender a criar ordem, rotina e vai ter a ajuda necessária durante o período. Além disso ele conta com todos os níveis do inglês, capítulos curtos (podem ser lidos em qualquer lugar), revisado e aprovado por professores e mestres, tem exercícios de fixação e conteúdo prático – e o preço é ainda mais surpreendente que todos esses bônus!

Reserve já sua próxima viagem

  • Booking.com – Hostels/Pousadas
  • Airbnb – Apartamentos/Casas
  • Chip Internacional utilize o código “contoseencontros” para 10% no pedido
  • Pacotes de Viagem com o Hurb – Hotel Urbano
  • Câmbio na melhor casa com desconto usando o código “contos_e_encontros”
  • Seguro viagem com Seguros Promo – lá você cota em todas as seguradoras e você escolhe o melhor custo x benefício pra você! Com o cupom “contoseencontros” você ainda ganha 5% de desconto
  • Citypass – economize até 50% em passeios fora do Brasil
  • Aluguel de carro em até 12x para destinos nacionais e internacionais, sem IOF, com a Rent a Car
0

Você também pode gostar de

Deixar um comentário